Eliminando arredondamentos e prioridades, vamos supor que possui 10 computadores na rede, e que, dentro desses, existem placas de rede de 100Mbps. E o servidor local possui uma placa de rede de 1Gbps (1024Mbps).
Agora vamos suporte que um desses computadores na rede se encontra a realizar um download (seja da Internet ou do servidor local) com uma velocidade média de 50Mbps. Os restantes computadores na rede somente teriam disponíveis mais 50Mbps de largura de banda.
Dessa forma: os 50 Mbps disponíveis/9 computadores (tirando o que já se encontra a realizar o download) = ~5Mbps para cada computador. Obviamente, os valores finais vão variando.
Mesmo que toda a infraestrutura esteja sobre placas de 1Gbps (1024Mbps), tendo em conta o mesmo exemplo, teria mais "espaço de manobra", mas mesmo assim:
1 computador com um download a 50Mbps = 974Mbps disponíveis para a rede (neste caso a velocidade de download ainda poderia ser superior)
974Mbps disponíveis/9 computadores = 108Mbps para cada
Possuía mais largura de banda, é certo, mas se supormos que está a realizar o download de apenas um servidor local, e tendo ainda em conta outros factores como as perdas e possíveis regras/firewalls/prioridades/etc, os valores podem variar.
E isto ainda tendo em conta que, no exemplo, é apenas um computador. Agora se possuir mais computadores a realizarem downloads ou utilização intensiva da rede, pior...
Se possivel teste desativar toda a rede interna, deixando apenas um ou dois computadores ligados, e, em seguida, teste novamente a velocidade.