1. TugaTech » Software » Noticias de Software
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

"Faça o seu próprio browser ", diz a Mozilla Mozilla

A Mozilla apresentou o "Chromeless", uma iniciativa com a qual desafia os programadores a criarem os seus próprios interfaces de browser, recorrendo ao HTML, CSS, JavaScript e outras tecnologias Web.

Segundo explicam os responsáveis numa mensagem publicada online, o objectivo do projecto, ainda em fase experimental, é permitir remover o interface de utilizador de um browser e substituí-lo por uma plataforma totalmente flexível que permitirá a criação de novos interfaces pelos programadores.

A estratégia inclui também a disponibilização de uma ferramenta que permita aos programadores criar os seus próprios interfaces de navegação, recorrendo a tecnologias Web standard, como o HTML, CSS e JavaScript.

Actualmente o interface do Firefox é maioritariamente baseado em XUL (XML User Interface Language), que também é uma das principais ferramentas usadas no desenvolvimento de extensões para o browser.

Embora a linguagem permita alguma personalização do interface, apresenta certas limitações e barreiras, para além de apenas ser suportada na íntegra pelo motor de renderização Gecko - fazendo com que algumas das aplicações não funcionem em browsers como o Chrome e o Safari ou Internet Explorer, que recorrem a outros.

O nome dado ao projecto, "Chromeless", vem da ideia de criar uma solução que não dependa das aplicações baseadas em XUL.

Assim, a versão pré-alfa da plataforma recorre a iFrames - em vez de carregar o XUL, a aplicação é executada a partir de um ficheiro HTML. Com as funcionalidades do browser baseadas em HTML, os programadores passam a poder, através de tecnologias Web, criar os seus próprios browsers.

Sapo TEK

Última edição por unon em Sex 22 Out 2010 - 13:37, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Erro)

Foto do Autor

Aficionado por tecnologia desde o tempo dos sistemas a preto e branco

Ver perfil do usuário Enviar uma mensagem privada Enviar um email Facebook do autor Twitter do autor Skype do autor

Encontrou algum erro neste artigo?
Mk pt

Mensagem Sex 22 Out 2010 - 16:00 por Mk pt

Para mim o nome vem é da vontade da Mozilla de..Less Chrome... Laughing

O Chrome, da Google, está com grande crescimento e andam a circular rumores de um SO da Google [Chromium?] baseado na web e na cloud com o qual o Chrome irá adquirir ainda mais expressão..

A Mozilla tem que fazer pela vida para manter o seu browser no topo e esta iniciativa de possibilitar maior personalização é muito interessante e chama, mais uma vez, a comunidade a ajudar a desenvolver o browser, obtendo software mais de acordo com os gostos de cada um..
DJPRMF

Mensagem Sex 22 Out 2010 - 17:01 por DJPRMF (Conectado)

Bem o lesschrome já existe há algum tempo, mesmo antes do Chrome da Google. Mas mesmo assim... Ahahaha

O Fireftem vindo a perder terreno com a entrada do Chrome.
Eu próprio mudei para o chrome, principalmente pela sua rapidez e simplicidade.

Vamos ver o que a mozilla faz com o Firefox 4...
Shaxine

Mensagem Sex 22 Out 2010 - 19:46 por Shaxine

Bem eu sou daqueles que ainda se mantém fiel ao Firefox e que espero pelo Firefox 4 em breve.
O Único problema que encontro no Firefox é ser lento a iniciar, de resto não tenho razões de queixa e provavelmente essa lentidão deve-se ao PC. Razz
fox-rider

Mensagem Sex 22 Out 2010 - 20:25 por fox-rider

Eu continuo fiel ao Mozilla!
unon

Mensagem Sex 22 Out 2010 - 20:41 por unon

Eu mantanho-me pelo Mozilla, sempre é melhor que o Internet Explorer!
DJPRMF

Mensagem Sex 22 Out 2010 - 20:59 por DJPRMF (Conectado)

Eu também gosto do Firefox, mas como, para mim, se estava tornar "lento" comparativamente ao Chrome, decidi mudar...
Mas se o Firefox 4 final me convencer, volto para ele logo... Very Happy

Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech