1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

malware

 

O mês de Outubro foi bastante movimentado sobre os novos malwares lançados e sobre o volume de infecções em vários sistemas. A empresa de segurança ESET divulgou uma lista dos 10 principais malwares detetados neste mês, que afectam atualmente vários sistemas.

Como sempre, é recomendado que todos os utilizadores tomem medidas preventivas para evitar serem infetados, o que inclui utilizarem software de segurança atualizado.

 

1. Win32/Bundpil

O Win32/Bundpil.A é um worm que se espalha através de dispositivos amovíveis. O worm contém um URL que tenta descarregar diversos ficheiros. Os ficheiros são executados e é utilizado o protocolo HTTP para comunicar com o servidor de comando e controlo (C&C) para receber novos comandos. O worm pode apagar os ficheiros com as extensões .exe, .vbs, .pif, .cmd e Backup.

 

2. LNK/Agent.BS

O LNK/Agent.BS consiste num link que agrega comandos para executar código legítimo, ao mesmo tempo que corre linhas maliciosas em segundo plano. Na prática é semelhante à ameaça autorun.inf.

 

3. LNK/Agent.AV

À semelhança da ameaça que ocupa a segunda posição, esta também consiste numa ligação que executa código legítimo, mas também malicioso em segundo plano. Funciona também como o autorun.inf.

 

4. JS/TrojanDownloader.Iframe

Este malware consiste num trojan que redireciona o browser para um endereço específico que contém código malicioso. Normalmente a infeção está presente no código das páginas HTML.

 

5. HTML/ScrInject

Designação dada à deteção genérica de páginas HTML que contêm um script escondido ou tags IFRAME maliciosas que redirecionam o utilizador para o download de malware.

 

6. Win32/Sality

O Sality é um ficheiro de infeção polimórfico. Quando entra no sistema inicia um serviço e cria ou apaga chaves de registo relacionadas com aplicações de segurança que estão presentes no sistema. Assim assegura a sua execução automática sempre que o sistema é reiniciado.

 

7. Win32/Ramnit

Este vírus é executado sempre que liga o computador e infeta ficheiros DLL e executáveis. Procura também por ficheiros HTM e HTML para escrever instruções maliciosas. Explora uma vulnerabilidade no sistema que permite a execução de código e pode ser controlado remotamente para tirar screenshots, enviar informações e descarregar ficheiros do computador infetado.

 

8. JS/IFrame

O JS/Iframe é um trojan que redireciona o browser para um endereço específico carregado de software malicioso. O código do programa de malware encontra-se normalmente integrado nas páginas HTML.

 

9. INF/Autorun

Esta designação é utilizada para descrever o malware que utiliza o ficheiro autorun.inf. Este ficheiro contém informações acerca de como as aplicações devem atuar quando se acede a um dispositivo amovível (pendrive ou similar) a partir de um computador com sistema operativo Windows.

 

10. Win32/AdWare.ConvertAd

Como o próprio nome deixa adivinhar esta ameaça consiste num adware utilizado para mostrar ao utilizador um grande número de publicidade não solicitada. Este adware é normalmente utilizado como um componente de outras ameaças.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech