1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

onion

 

A Deep Web sempre foi vista como um vasto conjunto de sites, muitos superior ao que se encontra na web regular. Mas estará esta a começar a “morrer”? Recentes dados analisados sobre a rede apontam para uma queda abrupta dos sites existentes na mesma.

 

De acordo com o portal Onionscan, que utiliza um sistema de pesquisa próprio para analisar o conteúdo da Deep Web, o número de sites disponíveis na mesma tem vindo a descer consideravelmente. De uma antiga base de dados com mais de 30 mil endereços de sites na Dark Web, apenas 4.4 mil ainda se encontram em funcionamento, o que indica uma elevada queda no número de sites disponíveis na rede.

 

Um dos motivos apontados para esta queda encontra-se no formato em que a rede opera. Apesar de garantir o anonimato dos utilizadores, esta rede não se encontra propriamente disponível para um utilizador comum, sendo bastante mais difícil de entrar na mesma do que seria na web tradicional. Além disso, para os utilizadores que possuam conhecimentos, alojar um site nesta rede demonstra-se extremamente complicado.

 

Além disso, a ideia que a Deep Web apenas conta com sites maliciosos ou de conteúdo indesejável também afasta uma grande parte dos utilizadores. Mas o que provavelmente possui mais impacto encontra-se mesmo no encerramento de diversos servidores desta rede ao longo dos últimos anos, seja de forma voluntária ou devido a investigações das autoridades. Como exemplo, o encerramento do cliente de emails SIGAINT deixou uma elevada necessidade de serviços similares na rede para a troca de mensagens.

 

Outro ponto importante foi o recente encerramento do Freedom Hosting II, que levou a um elevado conjunto de websites serem encerrados ou desativados.

 

Via Gizmodo

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech