1. TugaTech » Software » Análises, Dicas e Artigos sobre Software

Siga-nos

Realize o Login na sua conta ou Registe-se para participar.

Google chrome eat ram

 

Caso utilize o Google Chrome num sistema Windows, é possível que já tenha visto o processo “Software Reporter Tool” a partir do Gestor de Tarefas. Este programa faz parte do Chrome, e por vezes pode ser a causa para alguns problemas.

 

Em base, o Software Reporter Tool (software_reporter_tool.exe) é um programa que se encontra na pasta de instalação do Chrome, sendo distribuído legitimamente pelo navegador. Este faz parte do Chrome Cleanup Tool e permite ao programa analisar o sistema do utilizador, detectando software que pode causar problemas com o navegador, enviando e recebendo informação dos servidores da Google.

 

No caso de sistemas Windows, a aplicação encontra-se em C:\Users\UTILIZADOR\AppData\Local\Google\Chrome\User Data\SwReporter\VERSAO\software_reporter_tool.exe

 

pasta chrome software report

 

O programa analisa o sistema por qualquer aplicação que seja incompatível com o Chrome, informando o utilizador. No entanto, esta aplicação também possui algumas desvantagens em certos sistemas:

1- Pode causar uma utilização elevada de recursos, nomeadamente a nível do processador ou utilização do disco

2- Várias informações sobre o sistema são enviadas para os servidores da Google, o que pode ser contra o objetivo de quem prefira mais privacidade.

 

A partir dos fóruns da Google é possível encontrar várias referências ao programa utilizar mais de 30% do processador em certas alturas, ou de causar vários problemas durante o arranque do sistema operativo. De acordo com especialistas da Google, a aplicação apenas analisa as pastas relativas ao Chrome, mas esta afirmação não é totalmente exata, com poucos detalhes relativamente ao que é realmente analisado.

 

Felizmente existe uma forma de bloquear a execução desta aplicação. O método de remover o executável do programa - software_reporter_tool.exe – pode funcionar, porém isto será temporário, visto que o mesmo será novamente instalado quando o navegador seja atualizado. Um método mais permanente passa por remover todas as permissões de acesso do software ao sistema.

 

Para realizar este método basta seguir os seguintes passos:

 

1- Clique com o botão direito do rato sobre a pasta “SwReporter” (localizada em C:\Users\UTILIZADOR\AppData\Local\Google\Chrome\User Data\SwReporter). Em seguida selecione a opção “Propriedades”.

2- Aceda à aba “Segurança

3- Selecione a opção “Avançadas” nessa mesma aba

4- Carregue na opção “Desativar herança” e selecione a opção “Substituir todas as entradas de permissão (…)”.

5- Clique em OK sobre todas as janelas

 

permissões pasta desativar herança

 

Feito estes passos, o programa deixa de possuir permissões de acesso ao sistema, mesmo que o navegador em si seja atualizado. Apenas deverá certificar-se que selecciona a pasta correcta a remover as permissões, para evitar problemas…

 

Nota final

A menos que já tenha tido problemas com softwares de terceiros no seu sistema, possivelmente nunca irá necessitar de utilizar o Software Reporter Tool. Com isto, evita alguns problemas no sistema e garante um pouco mais de privacidade sobre o que e enviado para os servidores da Google.







Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechBlog TugaTechBlog do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech