1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Ubuntu logo roxo

 

Durante a semana passada, a Canonical tinha revelado que o Ubuntu iria deixar de suportar pacotes em 32 bits a partir da próxima grande versão do sistema. No entanto, esta medida levou a que a comunidade lançasse várias críticas, tendo em conta que muitas apps ainda são criadas com base em sistemas de 32 bits, e a sua descontinuação iria deixar as mesmas sem forma de serem suportadas no Ubuntu.

 

Um dos exemplos disso verificava-se com o cliente da Steam, que devido à medida tinha também anunciado que iria deixar de ser suportado em futuras versões do sistema operativo. No entanto, a Canonical parece agora ter voltado atrás na decisão, tendo mantido o suporte a 32 e 64 bits sobre o Ubuntu 19.10 e 20.04 LTS.

 

O fim da era de 32 bits ainda deverá acontecer eventualmente, mas a empresa prepara agora todos os programadores antecipadamente para esta medida. Como tal, o suporte a aplicações de 32 bits será fornecido a entidades que necessitem do mesmo para o correto funcionamento – como é o caso do Wine, Steam e outras aplicações antigas.

 

A Canonical refere que a ideia de descontinuar os pacotes de 32 bits não é recente, e encontra-se em discussão internamente desde meados de 2014. No entanto, desde esta altura não tinha surgido a possibilidade da medida ser implementada de forma efetiva – algo que mudou recentemente.

Em nenhum momento destas discussões internas a empresa revela ter sido colocada a hipótese da comunidade poder ver a medida como algo negativo para o sistema, mas foi exatamente isso que aconteceu.

 

A empresa sublinha, no entanto, que os programadores ainda são aconselhados a desenvolver as suas aplicações para sistemas de 64 bits, tendo em conta que muitos pacotes de 32 bits já não se encontram a receber a mesma atenção que as suas variantes mais recentes, e portanto podem conter bugs ou falhas.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech