1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Bluetooth

 

O Bluetooth é atualmente um protocolo que se encontra na grande maioria dos dispositivos moveis, e que é utilizada diariamente para centenas de finalidades. Mas recentemente foi descoberta uma falha que pode aproveitar a tecnologia para descobrir a localização de utilizadores com iPhone, iPad, Watch, Mac e sistemas Windows 10.

 

De acordo com os investigadores David Starobinski e Johannes Becker, da Universidade de Boston, nos EUA, foi descoberta uma nova vulnerabilidade sobre o Bluetooth que pode afetar uma vasta quantidade de dispositivos no mercado.

Os dispositivos Bluetooth utilizam um número único de identificação, que é aleatoriamente criado cada vez que se liga o dispositivo. Este número é criado de forma aleatória exatamente para evitar que terceiros possam seguir ou localizar um dispositivo especifico.

 

No entanto, os investigadores descobriram que é possível manter o mesmo endereço MAC de forma permanente explorando a vulnerabilidade, o que iria também permitir rastrear com precisão o equipamento em questão.

A exploração desta falha é algo relativamente simples de se realizar, baseando-se apenas num algoritmo para identificar os possíveis padrões de criação do endereço MAC. Estes dados são depois utilizados para identificar um dispositivo, tendo em conta que o endereço Mac de dispositivos Bluetooth pode ser acedido sem qualquer encriptação ou segurança.

 

De sublinhar que esta falha apenas afeta sistemas que sejam fabricados pela Apple ou estejam sobre sistemas Windows da Microsoft. Os dispositivos Android não estão afetados por este problema, uma vez que possuem funcionamento diferentes da tecnologia e fornecem informações da mesma de forma diferente.

 

Mais detalhes sobre esta falha vão ser revelados durante o evento 9th Privacy Enhancing Technologies Symposium, que se realiza na Suécia.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech