Num esforço para tentar “restruturar a internet”, a Google revelou que está a prever algumas alterações na forma como o Chrome lida com os cookies de terceiros. Dentro dos próximos dois anos, a empresa pretende que o Chrome deixe de suportar estes cookies, impedindo que os mesmos sejam carregados pelos utilizadores.
Justin Schuh, diretor do departamento de engenharia do Chrome, revelou que o objetivo da equipa passa por criar um standard para o Chrome onde a privacidade será a definição por padrão. Os cookies de terceiros são uma forma que muitos anunciantes utilizam para rastrear as atividades dos utilizadores pela Internet.
Estes cookies podem analisar as atividades dos utilizadores em diferentes websites e plataformas, e nos últimos tempos tem vindo a ser colocados na atenção por também abrirem alguns receios a nível da privacidade dos utilizadores, uma vez que podem monitorizar as atividades dos mesmos fora dos websites a que dizem respeito – no que é também conhecido como cross-site tracking.
Espera-se que o suporte a estes géneros de cookies seja totalmente descontinuado do Chrome nos próximos dois anos, mas algumas medidas podem começar a ser aplicadas já no próximo mês. De acordo com os relatos, a partir de Fevereiro o Chrome irá deixar de suportar cookies que sejam carregados sobre ligações inseguras e de terceiros.
Esta medida, no entanto, pode ser considerada algo negativa para a industria da publicidade online – onde se encontra a própria Google. A limitação das capacidades de analisar as atividades dos utilizadores, para os anunciantes, terá um grande impacto na forma como estes distribuem a publicidade sobre as suas plataformas.
Justin Schuh afirma que nem todos devem ficar agradados com a medida, e que a Google está preparada para isso mesmo, porém o objetivo final será fornecer aos utilizadores mais privacidade por defeito durante as suas navegações regulares pela internet.
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