1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

hackers

 

O mesmo grupo de hackers que recentemente reivindicou um ataque a vários portais da EDP e da operadora Altice encontra-se a revelar uma nova vaga de ataques contra sites associados a entidades governamentais em Portugal.

 

O grupo CyberTeam, a partir do Twitter, revelou uma nova campanha de ataques a várias plataformas online em Portugal, onde além de os conteúdos dos portais terem sido acedidos e modificados, foram também eliminadas as bases de dados associados aos mesmos. Entre as entidades que o grupo alega ter atacado encontra-se vários sites do Ministério da Administração Interna, Ministério da Saúde, Caixa Agrícola, Universidade de Lisboa, BBVA Portugal, Portal das Finanças, SNS, FCCN e outras plataformas nacionais.

 

Com o termo “OP25Abril”, o grupo afirma ter realizado ataques a mais de 30 sites de instituições governamentais em Portugal, sendo que alguns destes ainda se encontram indisponíveis ou com páginas adulteradas. Em algumas das páginas encontra-se a indicação do nome do grupo, enquanto que o acesso a outras simplesmente falha no carregamento.

 

De acordo com a publicação do grupo no Twitter, todos os sites afetados pelo ataque terão tido as suas bases de dados acedidas e posteriormente eliminadas - num total de 86 bases de dados. É ainda referido que o grupo possui acesso a 93 bases de dados associadas com a Caixa Agrícola.

 

ataque sites nacionais

 

ataque hacker twitter

 

De relembrar que o grupo de hackers CyberTeam já tinha nas últimas semanas prometido realizar uma ação em larga escala contra plataformas e sites nacionais, culminando num ataque generalizado no dia 25 de Abril. Este foi também o grupo que terá reivindicado vários ataques a entidades como a Associação de Árbitros, EDP e vários sites da presidência. No passado o grupo terá também sido responsável por denunciar uma rede de pedofilia, de acordo com as indicações deixadas no perfil do Twitter do mesmo.

 

Na análise realizada pelo TugaTech, alguns dos sites indicados nos ataques aparentam já ter sido restaurados, enquanto outros ainda permanecem inacessíveis. O TugaTech tentou entrar em contacto com algumas das entidades supostamente afetadas por estes ataques, mas até ao momento ainda não foi recebida uma resposta.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech