Cada vez mais se propagam mensagens SMS com conteúdos maliciosos, uma prática que tem vindo a ser verificada com cada vez mais frequência em Portugal. Desta vez os atacantes tentam enganar os utilizadores fazendo-se passar pelos CTT.
Recentemente foi identificado o envio de várias mensagens SMS maliciosas, contendo a informação de um possível pacote pendente para entrega. As mensagens são enviadas de números aleatórios e, para tentar dar credibilidade, surgem ainda com a informação sobre a localidade dos utilizadores e o primeiro nome..
Os links direccionam para uma falsa página dos CTT, onde é referido que foi ganho um prémio, e que necessita de responder a algumas questões para obter o mesmo – prática que já verificamos no passado com esquemas similares. Para receberem o “prémio”, os utilizadores são depois forçados a introduzirem os dados do cartão de crédito para validação, o qual fica posteriormente no controlo dos criminosos e pode ser utilizado para fraudes.
Apesar de mensagens maliciosas enviadas via SMS não serem algo novo, a particularidade neste caso encontra-se no facto de a mesma ter conjugado a localidade do utilizador e o nome próprio, o que acaba por levar a que o conteúdo seja visto de forma mais credível por alguns utilizadores.
Como sempre, é importante relembrar que se deve sempre ter atenção aos links enviados por SMS ou mensagens de origem desconhecida, sobretudo quando estes apontam para possíveis “prémios”.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!