1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados

Siga-nos

SMS fraude CTT

 

Cada vez mais se propagam mensagens SMS com conteúdos maliciosos, uma prática que tem vindo a ser verificada com cada vez mais frequência em Portugal. Desta vez os atacantes tentam enganar os utilizadores fazendo-se passar pelos CTT.

 

Recentemente foi identificado o envio de várias mensagens SMS maliciosas, contendo a informação de um possível pacote pendente para entrega. As mensagens são enviadas de números aleatórios e, para tentar dar credibilidade, surgem ainda com a informação sobre a localidade dos utilizadores e o primeiro nome..

 

mensagem SMS falsa

 

Os links direccionam para uma falsa página dos CTT, onde é referido que foi ganho um prémio, e que necessita de responder a algumas questões para obter o mesmo – prática que já verificamos no passado com esquemas similares. Para receberem o “prémio”, os utilizadores são depois forçados a introduzirem os dados do cartão de crédito para validação, o qual fica posteriormente no controlo dos criminosos e pode ser utilizado para fraudes.

 

imagem fraude

 

Apesar de mensagens maliciosas enviadas via SMS não serem algo novo, a particularidade neste caso encontra-se no facto de a mesma ter conjugado a localidade do utilizador e o nome próprio, o que acaba por levar a que o conteúdo seja visto de forma mais credível por alguns utilizadores.

 

Como sempre, é importante relembrar que se deve sempre ter atenção aos links enviados por SMS ou mensagens de origem desconhecida, sobretudo quando estes apontam para possíveis “prémios”.







Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech