1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

malware sistema informático

 

Depois de quase cinco meses sem casos, o malware Emotet voltou a atacar sistemas a nível mundial, numa nova variante que parece estar focada em infetar o máximo de dispositivos possíveis.

 

Para muitos investigadores de segurança, o Emotet é considerado um dos malwares mais perigosos dos últimos tempos, com o potencial de infetar sistemas – na sua grande maioria tendo como alvo grandes empresas no mercado.

De acordo com os investigadores da empresa de segurança Check Point, o padrão de “ausência” deste malware já tinha acontecido também em 2019 – onde entre os meses de junho e Agosto o mesmo deixa de ter qualquer atividade, para retomar em Setembro.

 

O malware chega às potenciais vitimas através de documentos infetados em spam, que na maioria dos casos apenas pretendem levar os utilizadores a executar os mesmos no sistema. Uma vez executado, o malware procede com a execução de código no Powershell do Windows e coloca o sistema numa rede de botnet – pronto a ser usado para atividades maliciosas ou roubo de dados.

 

Sobretudo para empresas, o recomendado será que os utilizadores tenham atenção aos ficheiros que descarregam da Internet, sobretudo quando estes partem de fontes desconhecidas ou de emails que não são normais de ser recebidos.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech