1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Gmail google

 

Em meados de Abril, a investigadora de segurança Allison Husain descobriu uma falha grave no sistema de envio de mensagens do Gmail – da Google – que poderia contornar as medidas de segurança do sistema para enviar mensagens fraudulentas.

 

Esta falha contornava mesmo as regras de Sender Policy Framework (SPF) e Domain Message Authentication, Reporting, and Conformance (DMARC), duas tecnicas utilizadas para prevenir o envio de mensagens fraudulentas sobre diferentes domínios na Internet.

Como o investigador detalhou, esta falha era explorada através do sistema de validação de mensagens do G Suite, e poderia fazer com que mensagens fraudulentas enviadas por terceiros pudessem aparecer na caixa de entrada dos utilizadores como sendo de destinatários legítimos.

 

exemplo da falha

 

Não existem dúvidas que esta falha é bastante grave, e poderia causar graves problemas caso fosse revelada. Por este motivo, o investigador de segurança terá informado a Google sobre a mesma no dia 16 de Abril, ao qual a empresa classificou a mesma com a gravidade de 2 (elevada). No entanto, a resolução da mesma não foi aplicada de imediato.

 

No dia 1 de Agosto, Husain terá voltado a contactar a Google e a informar que iria tornar a falha do conhecimento público no dia 17 de Agosto. A Google voltou a confirmar o problema, e deixou a data de 17 de Setembro para disponibilizar a correção – algo que voltou mais uma vez a não acontecer.

 

Apenas quando a falha foi tornada pública pela investigadora, no dia 19 de Agosto, é que a Google lançou uma correção para o problema em menos de sete horas. No final, será estranho o motivo pelo qual a Google não terá corrigido o problema assim que foi revelado à empresa, ainda mais tratando-se de algo considerado como grave e que estaria previsto de ser tornado publico com o conhecimento da mesma.

 

Ainda assim, a falha foi corrigida, e os utilizadores não necessitam de realizar qualquer mudança, já que o problema foi resolvido a nível dos servidores da própria empresa.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech