1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

ChromeOS

 

Quando o Chrome OS surgiu no mercado, muitos olharam para o sistema da Google como uma versão “alargada” do Chrome, já que a vertente do sistema encontrava-se nas funcionalidades cloud e sempre online.

 

Desde então, o sistema evoluiu consideravelmente, ao ponto que hoje em dia pode mesmo ser considerado um sistema a utilizar em portáteis ou computadores de baixo custo, com relativa simplicidade.

No entanto, para quem tenha um Chromebook, existe a possibilidade de já se ter deparado com a mensagem a informar que o dispositivo não vai receber mais atualizações de segurança – o que normalmente acontece quando um modelo deixa de ser suportado pela fabricante.

 

Isto pode ter graves consequências para os utilizadores, que deixam de receber novas atualizações de segurança e deixam o sistema aberto a possíveis ataques. Além disso, a falta de atualizações também deixa de lado novas funcionalidades da Web atual que apenas podem funcionar em versões mais recentes do Chrome.

 

Para evitar isto, a Google tem vindo a trabalhar no “Lacros”, também conhecido como “Linux And ChRome OS”. Este projeto pretende ser uma aposta da Google para separar o funcionamento do sistema base do Chrome OS do navegador Google Chrome.

Esta funcionalidade irá permitir separar os pacotes do sistema base do navegador. No final, quando um sistema deixar de ser suportado, o ChromeOS pode deixar de receber atualizações, no entanto o Chrome enquanto navegador permanece atualizado sobre as versões mais recentes, o que garante o mínimo de segurança e compatibilidade com os novos padrões da web.

 

No final, esta medida deverá beneficiar todos os utilizadores de sistemas Chromebook, e encontra-se já a passar pela fase de testes, sendo que a Google integrou a funcionalidade sobre a versão Canary do ChromeOS – e brevemente deve chegar na versão estável.

No entanto, ainda resta saber como a Google pretende integrar o Lacros nos sistemas, sobretudo nos que já não se encontrem a receber atualizações de forma oficial.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech