1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

Apple M1 processador

 

A Apple revelou recentemente o seu novo chip M1, que vai encontrar-se em todos os dispositivos futuros da empresa. Uma das promessas da Apple seria que o M1 iria contar com um desempenho consideravelmente superior em comparação com as gerações anteriores de processadores nos produtos da empresa.

 

Apesar destas indicações serem diretamente da empresa – e portanto podem ter algum marketing pelo meio – os primeiros benchmarks feito ao M1 tem vindo a ser bastante positivos.

De acordo com os benchmarks que tem vindo a ser feitos, o processador M1 consegue superar os rivais da Intel de forma consistente a nível do desempenho. Mas o mais interessante será que este desempenho é também obtido quando se encontra a emular código x86.

 

O M1 encontra-se na arquitetura ARM, pelo que as aplicações necessitam de ser criadas com base nessa arquitetura para tirarem total proveito do desempenho. No entanto, a Apple fornece também um modo de compatibilidade para aplicações criadas para sistemas x86, que emula o mesmo.

Normalmente este processo leva a uma ligeira perda de desempenho causada pelo próprio emulador, mas no caso do M1 isso continua a ficar acima do desempenho que se obtinha com os processadores da Intel.

 

testes processador apple vs intel

 

De acordo com os testes feitos pela aplicação Geekbench em modo de emulação, o M1 obteve cerca de 1313 pontos, descendo dos 1712 em modo regular. Apesar da queda de desempenho, ainda fica acima do Core i9-9900K e Core i9-10910 da Intel, que atingiram cerca de 1250 pontos.

 

Não existem dúvidas que a mudança da Apple para processadores dedicados parece estar a tornar-se vantajosa para a empresa, e nada boa para a Intel – que continua a ser afetada pela forma como os seus processadores demonstram menos desempenho face aos rivais, algo que também se verifica no mercado dos computadores pessoais em geral.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech