1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware

Siga-nos

Apple M1 processador

 

A Apple revelou recentemente o seu novo chip M1, que vai encontrar-se em todos os dispositivos futuros da empresa. Uma das promessas da Apple seria que o M1 iria contar com um desempenho consideravelmente superior em comparação com as gerações anteriores de processadores nos produtos da empresa.

 

Apesar destas indicações serem diretamente da empresa – e portanto podem ter algum marketing pelo meio – os primeiros benchmarks feito ao M1 tem vindo a ser bastante positivos.

De acordo com os benchmarks que tem vindo a ser feitos, o processador M1 consegue superar os rivais da Intel de forma consistente a nível do desempenho. Mas o mais interessante será que este desempenho é também obtido quando se encontra a emular código x86.

 

O M1 encontra-se na arquitetura ARM, pelo que as aplicações necessitam de ser criadas com base nessa arquitetura para tirarem total proveito do desempenho. No entanto, a Apple fornece também um modo de compatibilidade para aplicações criadas para sistemas x86, que emula o mesmo.

Normalmente este processo leva a uma ligeira perda de desempenho causada pelo próprio emulador, mas no caso do M1 isso continua a ficar acima do desempenho que se obtinha com os processadores da Intel.

 

testes processador apple vs intel

 

De acordo com os testes feitos pela aplicação Geekbench em modo de emulação, o M1 obteve cerca de 1313 pontos, descendo dos 1712 em modo regular. Apesar da queda de desempenho, ainda fica acima do Core i9-9900K e Core i9-10910 da Intel, que atingiram cerca de 1250 pontos.

 

Não existem dúvidas que a mudança da Apple para processadores dedicados parece estar a tornar-se vantajosa para a empresa, e nada boa para a Intel – que continua a ser afetada pela forma como os seus processadores demonstram menos desempenho face aos rivais, algo que também se verifica no mercado dos computadores pessoais em geral.







Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech