1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

Cerebras CS-1

 

A humanidade encontra-se a evoluir consideravelmente nos últimos anos, e a tendência será que isso venha a manter-se no futuro. A tecnologia tem um enorme papel nisso, ajudando no desenvolvimento de novas áreas e descobertas.

 

Supercomputadores são usados faz vários anos para as mais variadas tarefas onde os sistemas regulares demorariam dezenas de anos a realizar. Com uma capacidade de processamento acima da média, estes sistemas são usados para investigações complexas. No entanto, é possível que um supercomputador seja capaz de simular o futuro mais rapidamente que as “leis da física”?

 

Aparentemente isso é possível, com o Cerebras CS-1. Este supercomputador conta com um chip de 462 cm quadrados, que é considerado um dos maiores atualmente no mundo, e possui 1.2 triliões de transístores. Para comparação, este valor é 75000% superior ao que se encontra atualmente no chip mais recente da Apple, o M1.

 

Desenvolvido pelo Departamento de energia dos EUA, este supercomputador pretende ser um dos mais avançados no desenvolvimento de tecnologias de IA. Os investigadores usaram recentemente a sua capacidade de processamento para avaliar como iria ser o futuro de uma central energética – com base nas informações que foram fornecidas dos últimos tempos sobre essa mesma central.

 

O Cerebras CS-1 foi capaz de analisar milhões de variáveis possíveis, criar sistemas 3D de análise e várias outras tarefas consideravelmente exigentes em tempo real – o que os investigadores apelidaram como algo que é mais rápido do que às próprias leis da física.

 

Todo o processamento foi realizado em tempo real, com milhões de variáveis a serem analisadas à medida que os investigadores analisavam também os dados fornecidos. O mais impressionante será mesmo a parte de ser feito “em tempo real”, algo que nem mesmo supercomputadores são normalmente capazes de fazer.

 

Por agora, este sistema vai continuar a ser usado para treinar sistemas de Inteligência Artificial e realizar avançadas simulações de cenários adaptáveis ao mundo real.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech