1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

Monitor sobre secretária

 

Se está à procura de adquirir um novo monitor, provavelmente já deve ter reparado em algumas siglas que acabam por ser também confusas de se perceber.

 

A maioria dos monitores no mercado encontram-se classificados em diferentes resoluções, sendo as mais vulgares o HD, FullHD, 2K, QHD, qHD, 4K e UHD. Mas afinal, o que querem dizer cada uma destas siglas?

 

Basicamente, cada uma das siglas representa a resolução máxima que o ecrã poderá suportar. Ou seja, os números de píxeis que compõem o ecrã. Quanto maior este número, mais definida a imagem final apresentada no monitor.

 

Pode parecer algo complicado, mas na realidade a explicação de cada uma é bastante mais simples do que se imagina. Em seguida poderá verificar cada um dos termos e a sua resolução equivalente.

 

  • HD: 1280x720 píxeis, ou 720p
  • Full HD: 1920x1080 píxeis, ou 1080p
  • 2K: 2048x1080 píxeis
  • QHD: 2560x1440 píxeis, ou 1440p, de quatro vezes a resolução do HD
  • qHD: 960x540 píxeis, ou seja, um quarto da resolução Full HD
  • 4K: 4096x2160 píxeis
  • UHD: 3840x2160 píxeis, ou seja, quatro vezes a resolução do Full HD

 

Como se pode verificar, cada termo possui a sua resolução associada, mas é importante ter em atenção face ao que realmente se pretende escolher para o monitor.

 

Muitos utilizadores podem ficar confusos sobre os termos usados por um determinado monitor, levando a que uma ideia não seja exatamente aquela que se esperava. Por exemplo, 4K e UHD são muitas vezes referidos (de forma errada) como sendo a mesma coisa, mas a resolução final de cada é ligeiramente diferente.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech