1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Adobe Reader 1.0

 

Tal como várias outras empresas, a Adobe envia regularmente pedidos de DMCA para sites que disponibilizam versões “ilegais” do seu software. No entanto, parece que a empresa encontra-se a focar até em software que já não é mais usado… como é o caso do Acrobat Reader 1.0 para MS-DOS.

 

Muitos podem nem saber, mas a Adobe lançou uma versão do seu leitor de PDFs para o sistema MS-DOS, numa altura em que o formato de ficheiro ainda se encontrava a dar os primeiros passos na internet. O Acrobat Reader 1.0 foi a primeira versão disponibilizada publicamente do programa da empresa em 1993.

 

O programa ainda é usado atualmente e com versões consideravelmente mais recentes, e é perfeitamente sensato que a empresa realize pedidos de DMCA contra essas versões. No entanto, recentemente o investigador de segurança da empresa F-Secure Mikko Hyppönen revelou que um tweet seu, partilhado em 2016, foi alvo de um pedido de DMCA pela Adobe.

 

mensagem original do tweet

 

A mensagem partilhada em 2016 na sua conta do Twitter deixava um link para o software dentro do site WinWorld, conhecido portal onde é possível descarregar vário software antigo e “retro”. Aparentemente a Adobe terá centrado o pedido de DMCA nesta mensagem porque partilhava diretamente o link para a versão original do programa, que tinha sido lançado faz mais de 27 anos.

 

Será improvável que, nos dias de hoje, esta versão especifica do Adobe Reader para MS-DOS seja usada em larga escala, mas será ainda mais estranho o motivo pelo qual o pedido de DMCA foi realizado para o tweet, de forma aparentemente aleatória.

 

Ainda se desconhece se este pedido de DMCA terá sido feito de forma legitima pela Adobe ou se é apenas o resultado de um erro no sistema de filtragem – muitas entidades usam sistemas automáticos de DMCA que analisam diferentes termos para enviarem pedidos sobre os links associados aos mesmos, incluindo também links que podem nem ter diretamente conteúdo considerado como ilegal ou em violação.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech