1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Apple logo sobre fundo azul

 

Numa altura em que começa o caso nos tribunais entre a Epic Games e a Apple, continuam a conhecer-se novos detalhes sobre as duas empresas, e mais uma vez surgem indicações de que a Apple nem sempre teve a ideia de cobrar 30% de comissões nos pagamentos da App Store.

 

De acordo com o portal Bloomberg, em meados de 2011, Phil Schiller, executivo a cargo da App Store na altura, tinha levantado a possibilidade de a empresa reduzir os 30% de comissão nos pagamentos feitos dentro da plataforma para apenas 25 ou até mesmo 20%, em resposta à competição no mercado. Schiller terá enviado esta ideia por email para Steve Jobs, que agora são tornados públicos no caso entre as duas empresas.

 

Na mensagem Schiller afirma que a ideia de um modelo de negócio de 70/30 na App Store poderia não ser rentável para a empresa a longo prazo, sobretudo conforme fossem surgindo rivais neste setor a aplicar valores mais vantajosos para os programadores. O mesmo email detalha ainda a possibilidade de esta taxa ser totalmente eliminada caso a App Store – ou as apps em questão – atingissem o valor de mil milhões de dólares em receitas, com vista a tornar as mesmas mais rentáveis para os programadores e a cativar o desenvolvimento de novos conteúdos na plataforma.

 

Obviamente, esta ideia não foi inteiramente ouvida por Steve Jobs na altura, que manteve a taxa e ainda se mantêm até aos dias de hoje. De relembrar que a taxa de 30% em comissão da App Store é um dos pontos de críticas da Epic Games contra a Apple, alegando que a mesma cria um monopólio do mercado ao aplicar este sistema e ao impedir o uso de plataformas alternativas.

 

Apesar de a Apple ter realizado algumas alterações sobre a política das comissões ao longo dos anos, incluindo de forma recente, a empresa nunca aplicou os valores de 25 ou até 20% de comissão como tinha sido deixado inicialmente em ideia.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech