Se tem estado atento às notícias sobre o Windows 10, provavelmente faz algum tempo que não ouve falar do Windows 10X. Esta versão do sistema era vista como uma alternativa ao modelo tradicional, focada em fornecer um sistema modular e potencialmente adaptado para mais dispositivos.
O Windows 10X começou a ser desenvolvido em meados de 2019, na altura focado para dispositivos com dois ecrãs – como o Surface Neo e Duo. No entanto, com a chegada do Surface Duo com o Android, e sem vista do modelo Neo, a ideia passou para que o Windows 10X fosse focado em fornecer um sistema competitivo no mercado para dispositivos de entrada de gama e para escolas – e possivelmente com suporte a arquiteturas ARM.
No entanto, os mais recentes rumores agora apontam mais uma vez que a Microsoft parece estar a deixar de lado essa ideia. De acordo com o portal XDA-Developers, a Microsoft parece cada vez mais distante de integrar o Windows 10X no mercado, e invés disso está focada em fornecer a nova atualização Sun Valley do Windows 10 regular.
Internamente acredita-se que a Microsoft tenha começado a desfasar a equipa responsável por desenvolver o Windows 10X, passando a mesma para o desenvolvimento regular do Windows 10. A atualização deste sistema conhecida como “Sun Valley” deverá chegar na segunda metade deste ano, e vai trazer algumas mudanças a nível do design do sistema operativo, mas também novas funcionalidades.
Mesmo que, no fundo, ainda se mantenha a mesma versão do Windows 10 que existe atualmente – e longe da ideia original do 10X – a atualização Sun Valley vai trazer uma nova imagem mais moderna para o sistema operativo, e que vai de encontro também com as mudanças que estão a ser verificadas nas builds Insider do sistema.
Independentemente disso, o futuro do Windows 10X parece ser cada vez mais incerto, e acreditamos que existe uma forte possibilidade de nunca vir a surgir na luz do dia, permanecendo como mais uma ideia da empresa – ou a chegar, deverá ser apenas depois de uma longa restruturação.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!