1. TugaTech » Software » Análises, Dicas e Artigos sobre Software
Siga-nos

Xiaomi chamadas wifi

 

Nos dias de hoje, realizar chamadas pela Internet é algo bastante vulgar, com apps como o Messenger e WhatsApp a permitirem exatamente isso. Mas e quando a questão se coloca sobre chamadas regulares pelas operadoras?

 

Existe uma pequena funcionalidade do Android que muitos desconhecem, mas pode ter várias vantagens para quem realiza vulgarmente chamadas através das operadoras – e não por apps especificas para o efeito – conhecida como “Chamadas Wi-Fi”, ou simplesmente VoWiFi.

O nome pode levar um pouco a confusão, mas vamos explicar melhor.

 

> O que são chamadas VoWiFi?

 

As chamadas Wi-fi são uma funcionalidade existente em vários dispositivos Android, que permite aos utilizadores realizarem chamadas através das suas operadoras, mas quando existe uma ligação Wi-fi ativa, podem usar a mesma para melhorar a qualidade das chamadas. Esta funcionalidade tem de ser suportada tanto pelo dispositivo como também pelas operadoras.

 

Ou seja, mesmo que os utilizadores estejam numa zona onde não exista rede da operadora, mas tenham a funcionalidade VoWiFi ativada, podem continuar a realizar chamadas na normalidade através do cartão SIM.

Mais interessante será que, apesar de usarem a rede Wi-fi para a realização das chamadas, estas continuam a ser cobradas como chamadas telefónicas regulares nos tarifários das operadoras – ou seja, não se gastam dados, mas sim os minutos disponíveis para conversa. Além disso, o utilizador do outro lado da linha não necessita de se encontrar com suporte a VoWiFi, já que a chamada continua a ser feita usando a rede tradicional para o mesmo.

 

rede wi-fi em router

 

Existe ainda a vantagem de que as chamadas podem ser realizadas em qualidade HD, com mais qualidade final no áudio, e ainda mais se ambos os utilizadores na conversa estiverem a realizar a chamada via VoWiFi.

 

No entanto, para usar o VoWiFi, a operadora necessita de suportar esta tecnologia, bem como o dispositivo. Em Portugal, segundo o TugaTech conseguiu apurar, apenas a NOS e a WOO fornecem suporte a chamadas VoWiFi, o que infelizmente limita consideravelmente a disponibilidade.

 

> Como ativar nos dispositivos da Xiaomi?

 

Os dispositivos da Xiaomi são alguns dos que suportam a tecnologia. Na maioria dos casos, esta deve ser ativada automaticamente pelo sistema quando se verifica o suporte, mas isto nem sempre acontece - no nosso caso, a função não foi ativada por padrão, apesar de ser suportada - obrigando a que seja feito o processo manualmente.

 

Para ativar a funcionalidade é muito simples, basta seguir estes passos:

 

1- Abra a aplicação de telefone do dispositivo.

2- Marque o seguinte: *#*#869434#*#*

3- Introduzido o código anterior, deverá surgir no ecrã um pequeno aviso a indicar “VoWiFi Carrier check was disabled”, o que confirma que foi feito com sucesso.

4- Agora, para ativar a funcionalidade, aceda às Definições do sistema > Cartões SIM e redes móveis (se tiver mais do que um cartão, selecione o pretendido) > Chamadas Wi-fi

5- Ative a opção “Fazer chamadas utilizando wi-fi”.

 

ativação da funcionalidade

 

Feito isto, recomenda-se que o dispositivo seja reiniciado, mas a funcionalidade deverá encontrar-se ativa de imediato.

Caso introduza o código, mas continue a não verificar a opção para ativar as chamadas Wi-fi, tente introduzir novamente o mesmo, certificando-se que a pequena notificação surge no final.

 

Agora basta testar a funcionalidade! Quando uma chamada for realizada usando o VoWiFi deverá surgir na lista de chamadas, ou durante a realização da mesma, com o pequeno símbolo de “HD”.

 

Chamada HD

 

Conseguiu ativar as chamadas por Wi-fi?

Deixe nos comentários qual a sua operadora!

Marlene Barbosa escreveu:Boa noite Como faço para ativar chamada wi-fi no redimi not 8? Não consigo achar função

 

O método é idêntico para todos os dispositivos.

Anonymous

Mensagem Qui 16 Jun 2022 - 18:21 por Helton

Aparentemente está tudo em ordem no meu celular.
Chamada wi-fi selecionada, contudo não aparece o sinal HD nem consigo fazer ligação.

Estou tentando usar um chip da operadora VIVO.

DJPRMF

Mensagem Qui 16 Jun 2022 - 19:00 por DJPRMF (Conectado)

Helton escreveu:Aparentemente está tudo em ordem no meu celular. Chamada wi-fi selecionada, contudo não aparece o sinal HD nem consigo fazer ligação. Estou tentando usar um chip da operadora VIVO.

 

A funcionalidade encontra-se dependente da operadora.

Se não surge, possivelmente operadora não suporta

Anonymous

Mensagem Qua 13 Jul 2022 - 13:07 por Jussimara aparecida

O meu e redmi not 8 fiz todo passo a passo ativei está ativo mas não dá pra fazer a chamada só aparece pra mim conectar em uma rede móvel e o Wi-Fi está funcionando perfeitamente

Anonymous

Mensagem Qua 13 Jul 2022 - 13:08 por Jussimara aparecida

Se tiver alguém que possa me ajudar só me chama no ZAP [NÚMERO REMOVIDO]

Anonymous

Mensagem Ter 23 Ago 2022 - 0:49 por Rander

Fiz todo procedimento mais apareceu no meu redme note 9s

Anonymous

Mensagem Ter 23 Ago 2022 - 0:50 por Rander

Fiz todo procedimento mais não apareceu no meu redme note 9s

A funcionalidade poderá depender da operadora. Caso não esteja disponível, contacte a operadora para saber se está disponível na mesma.

Anonymous

Mensagem Qui 23 Fev 2023 - 21:39 por Pedrox

Consegui ativar no meu celular redmi note 9 vlw manin kk

Meu celular poco m5s aparece a mensagem mas não funciona minha operadora é vivo

Anonymous

Mensagem Dom 2 Abr 2023 - 4:19 por Grasiele

Fiz todo o passo a passo e funcionou, meu chip é da vivo, depois que disquei os símbolos e números, voltei nas configurações cliquei na área do chip, em cima do número do meu celular, e ativei a opção chamada por wifi

Anonymous

Mensagem Seg 19 Fev 2024 - 13:17 por rogerpog96

sera que se ativar no Xiaomi mi a2 e a3 ira funcionar com a meo? ela libertou a função mas restringiu a alguns modelos 

Anonymous

Mensagem Qua 28 Fev 2024 - 13:08 por Geicyanne

Tenho um redmi 12, mas não consigo ativar essa função de jeito nenhum, não aparece nenhum sinal 🚫📶

Ir à página : Anterior  1, 2

Comentar





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech