Seja num smartphone ou num computador regular, todos os componentes necessitam de “falar” diretamente com o sistema operativo, o que é feito através do uso de drivers. Um dos exemplos mais regulares onde isso se encontra são as drivers da placa gráfica.
As gráficas estão constantemente a receber atualizações para corrigir falhas ou melhorar o desempenho das mesmas sobre determinados sistemas, e até jogos específicos. Para os utilizadores de computadores, uma das primeiras recomendações em casos de problemas de desempenho em jogos passa exatamente por atualizar as drivers existentes.
Mas e no caso de smartphones?
Na realidade, os smartphones também usam drivers para manterem a comunicação entre o hardware e o software. Mas tendo em conta que o sistema em si é consideravelmente mais otimizado, e a maioria dos jogos está logo otimizados à partida, são raras as ocasiões onde é necessário fornecer atualizações para as mesmas – além de que isso necessita de ser também suportado pelo chip, e nem todos o realizam. Geralmente, essas atualizações são feitas apenas quando existe uma atualização para o sistema – o que pode demorar algum tempo a acontecer.
No entanto, cada vez mais tem vindo a surgir a tendência de alguns fabricantes lançarem aplicações focadas exatamente em atualizar as drivers das suas gráficas nos dispositivos onde se encontram – que acompanha também o cada vez mais exigente mercado dos jogos mobile.
Isto permite que os fabricantes mantenham os seus dispositivos atualizados e a obterem o melhor desempenho possível em todos os títulos mais recentes no mercado, de forma independente das atualizações do sistema operativo.
O Snapdragon 865 foi um dos primeiros chips a suportar a atualização de drivers pelos fabricantes, e rapidamente estes começaram a adotar essa ideia. A Xiaomi foi uma das primeiras a lançar drivers gráficas para alguns dos seus dispositivos, sendo que a Oppo acompanhou a tendência.
A Samsung também realiza o mesmo, sendo que desde o final do ano passado que possui duas aplicações na Play Store para esse fim: apelidadas de “GameDriver”.
As aplicações existentes focam-se em cada um dos chips em que a empresa fornece os seus smartphones: Qualcomm ou Exynos. A linha do Galaxy S20 e Galaxy Note 20 foram os primeiros a suportar a atualização das drivers gráficas, algo que se mantêm para os dispositivos atuais também.
Caso pretenda, o download das duas versões pode ser feito em seguida:
Samsung GameDriver – Adreno (Variante com Snapdragon)
Samsung GameDriver - Mali (Variante com Exynos)
Nenhum comentário
Seja o primeiro!