1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

chip da intel por debaixo

 

No mercado dos chips é bastante vulgar de se referir também o processo de fabrico usado nos componentes, como é o caso de chips de 7 ou 10 nm. Normalmente, quanto menor for este número, mais eficiente será o chip e mais desempenho o mesmo pode providenciar, tendo em conta que é possível integrar mais transístor por cada unidade.

 

No entanto, no reverso da medalha, também se complica o processo de fabrico, o que terá impacto sobretudo para as empresas que são responsáveis por produzir esses chips. Atualmente os valores mais vulgares de se encontrar no mercado serão os chips de 10 e 7 nm – com versões ainda mais reduzidas a estarem previstas de ser lançadas nos próximos tempos.

 

A Intel é uma das fabricantes mais vezes criticadas por ainda se encontrar em tecnologias “antiquadas” de fabrico, neste caso nos 10 nm. No entanto, de acordo com as recentes declarações da empresa, nem sempre uma redução neste número se traduz em melhorias significativas – tanto que a empresa afirma que os seus chips produtos em 10 nm são mais eficientes e rápidos que os chips de 7 nm produzidos por empresas como a TSMC.

 

De notar que a TSMC é a entidade que produz os chips para os processadores Ryzen da AMD, e como tal estas declarações são um ataque direto contra a AMD e sobretudo os seus recentes Ryzen 5000.

 

De acordo com o portal DigiTimes, a informação que a Intel está a fornecer não é de todo incorreta. Parte sobretudo pelo que cada fabricante consegue implementar nos seus chips conforme a arquitetura usada.

Se tivermos em conta os chips produzidos em 10 nm da TSMC ou até da Samsung, estes contam com uma média de 53 milhões de transístores por milímetro quadrado. No entanto, os chips da Intel sobre os mesmos 10 nm, conseguem atingir os 106 milhões de transístores no mesmo espaço.

 

estimativas previstas para o mercado no futuro

 

Este valor consegue mesmo superar os chips de 7 nm fabricados pela TSMC, que atingem cerca de 97 milhões de transístores. Esta vantagem pode ser mais significativa conforme os números vão descendo – e caso a Intel consiga acompanhar.

Um chip de 3nm da Intel pode, teoricamente e segundo as previsões, usar cerca de 520 milhões de transístores, enquanto que o mesmo chip da TSMC ficaria apenas pelos 290 milhões.

 

No entanto, o número de transístores é apenas uma pequena parte que deve ser tida em conta, e ainda existem vantagens consideráveis em se reduzir a arquitetura, algo que se comprova pelo desempenho que tem vindo a aumentar em praticamente cada geração de novos processadores a surgirem sobre novas litografias.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech