A marca “Microsoft” completou ontem 36 anos de existência. A empresa abriu portas em 4 de Abril de 1975, por Bill Gates e Paul Allen. Nesta altura, o seu nome ainda era “Micro-soft”.
Os amigos de longa data queriam descobrir uma forma de ganhar dinheiro com os seus conhecimentos de programação e, em Janeiro de 1975, depois de lerem um artigo sobre o microcomputador Altair 8800, perceberam que poderiam criar um interpretador de código BASIC para o dispositivo e apresentaram o projecto a MITS, empresa responsável pelo fabrico do computador, que decidiu usa-lo nos seus produtos.
A empresa Microsoft foi então formada em 4 de Abril de 1975, tendo lançado o seu primeiro sistema operativo em 1980, chamado “Xenix”, uma versão do Unix.
Desde essa altura, a empresa tem ganho milhares de dólares de lucros, sendo a hoje uma companhia com mais de 89 mil funcionários e mais de 19 mil milhões de dólares como lucro.
A passo disto, os seus sistemas operativos “Windows” tornaram-se uma referencia em praticamente todos os computadores pessoais, tendo actualmente uma cota de cerca de 90% no mercado global, segundo a referência de diversas entidades e consultadorias.