1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

logo do linux a preto e branco

 

O Linux é considerado por muitos como um dos sistemas mais seguros existentes, mas não é intolerável a falhas. E muitas das que são descobertas podem ser igualmente graves se caírem nas mãos erradas para serem usadas.

 

A falha mais recente foi descoberta no kernel do Linux, e pode afetar praticamente todas as distros do mesmo atualmente disponíveis no mercado. De acordo com os investigadores da empresa Qualys, foi descoberta uma falha sobre a qual os atacantes podem ganhar acesso root ao sistema, passando a ter praticamente todo o controlo sobre o mesmo.

 

A falha encontra-se sobre a camada associada com o sistema de ficheiros do Linux, e usada para gerir os dados do sistema – como tal, será algo fundamental em qualquer distro do Linux, e, portanto, a falha pode ser colocada em praticamente qualquer uma delas disponíveis.

 

Os investigadores afirmam que, explorando esta falha, foram capazes de obter privilégios root nos sistemas Ubuntu 20.04, Ubuntu 20.10, Ubuntu 21.04, Debian 11 e Fedora 34. Foi ainda acrescentado que, muito possivelmente, outras distribuições do Linux estão também afetadas pela falha.

 

 

Tendo em conta a gravidade desta falha, os utilizadores de sistemas Linux são aconselhados a instalarem os patches mais recentes dos respetivos fornecedores da distro, que devem começar a ser disponibilizados a partir de hoje.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech