A Google tem vindo a ser uma das principais empresas a incentivar o uso de ligações seguras na Internet. E o Chrome tem acompanhado essa tendência, com a adaptação ao longo dos anos sobre o que é esperado quando se visita um website.
Nos últimos tempos, o Chrome tem vindo a receber algumas atualizações para melhorar a forma como os conteúdos seguros são apresentados, mas também para tornar os mesmos mais simples de compreender para os utilizadores. E agora que na internet quase se espera que qualquer site que se visite esteja sobre o formato seguro, o Chrome prepara mais uma mudança.
De acordo com o relatório de transparência da Google, cerca de 90% de todas as ligações feitas a websites pelo Chrome ocorrem sobre ligações seguras HTTPS. Atualmente, quando se visita um site seguro o Chrome apresenta um pequeno cadeado a indicar isso mesmo.
No entanto, nas futuras versões a empresa espera vir a simplificar essa indicação, e deixará de indicar qualquer detalhe sobre o acesso a um site seguro, e invés disso apresenta apenas um pequeno ícone que os utilizadores podem carregar para aceder a mais informações sobre o site – como as permissões ou informações sobre o certificado.
De notar que os sites considerados como "inseguros", sem ligação HTTPS, vão continuar a surgir indicados como tal na barra de endereços, e o Chrome também irá alertar quando os utilizadores tenham de introduzir dados de login em sites que não tenham o certificado seguro.
Esta novidade vai encontrar-se disponível em futuras versões do Chrome, sendo que tinha vindo a ser testada nas últimas versões Canary do mesmo.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!