Apenas de forma recente é que alguns fabricantes de smartphones começaram a disponibilizar garantias de 3 anos de atualizações do sistema operativo Android. E esta disponibilidade ainda se encontra apenas para alguns dispositivos de determinadas empresas.
No entanto, parece que a Alemanha está agora a ponderar algo que pode aumentar ainda mais o período obrigatório de atualizações para os dispositivos no mercado. De acordo com algumas fontes, as autoridades alemãs estão a estudar a possibilidade de requerer um período de sete anos de atualizações de software.
Este período é cerca de dois anos a mais do que as autoridades da União Europeia estão a tentar integrar na legislação, e basicamente colocaria os smartphones no mesmo período de atualização que se encontra em computadores regulares.
Obviamente, esta medida é criticada pelos principais fabricantes no mercado. De acordo com o consorcio “DigitalEurope”, que é composto por empresas como a Apple, Samsung, Google, entre outras, pretende que a legislação seja de apenas 3 anos para atualizações de software, além de limitar também o acesso a partes de substituição apenas para os ecrãs e baterias.
No entanto, a legislação poderia permitir que os utilizadores tivessem acesso a dispositivos que poderiam durar mais tempo, contribuindo também para o ambiente mais verde. Obviamente, esta medida não é de agrado da maioria dos fabricantes, tendo em conta que também iria reduzir o número de smartphones vendidos.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!