1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Apple logo em parede

 

Ao longo dos tempos a Apple tem vindo a ser bastante reticente em permitir apps de fontes externas no seu sistema. Como se sabe, todas as aplicações do iOS apenas podem ser instaladas, de forma oficial, a partir da App Store da empresa.

 

Ao contrário do que acontece no Android, os utilizadores do iPhone e iPad não possuem forma de instalar apps de fontes externas sem ser pela loja de aplicações da empresa. E hoje a empresa volta a defender esta medida, dando para comparação exatamente o sistema operativo rival.

 

A Apple acredita que a limitação na capacidade de instalar apps de fontes externas é um dos motivos pelos quais o iOS é um sistema seguro e privado, dando como comparação o Android, o qual é um sistema consideravelmente mais inseguro segundo a empresa.

A empresa da maçã refere que o Android possui entre 15 a 47 vezes mais malware do que o existente no iOS, e que uma grande parte de tal afeta os utilizadores através da instalação de fontes externas.

 

Estas informações surgem numa altura em que a mesma se encontra sobre investigação por limitar a opção de escolha dos consumidores, e limitar a instalação de apps a partir da sua própria loja de aplicações.

 

A empresa sublinha, para apoio das suas ideias, várias fontes que também indicam em como os utilizadores devem evitar instalar apps de fontes externas, e como tal medida é potencialmente perigosa para os utilizadores. Entre os exemplos a empresa cita investigações feitas pela DHS, ENISA, Europol, Interpol, NIST, Kaspersky, Wandera e Norton.

 

idnicações da Apple sobre o caso

 

O relatório da Apple aponta ainda vários exemplos de malware que são distribuídos através de plataformas externas no Android, mais uma vez sublinhando como é perigoso a abertura desta funcionalidade no sistema operativo.

 

De relembrar que esta não é a primeira vez que a Apple defende manter o seu sistema “fechado”. No entanto, é também importante sublinhar que a funcionalidade de permitir a instalação de apps de fontes externas é algo que são os próprios utilizadores a controlar se pretendem ou não.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech