1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Android 10 como rei

 

O Android pode ser um dos sistemas mais usados no mercado, mas este ainda possui um grave problema que tem vindo a afetar o mesmo faz anos: a fragmentação. No mercado encontram-se dispositivos com diferentes versões do Android, algumas das quais consideravelmente antigas, mas ainda bastante usadas.

 

Esta fragmentação leva a que os programadores tenham de criar as suas apps a pensar também nos sistemas mais antigos - o que, por vezes, pode limitar algumas das funcionalidades. E os dados mais recentes demonstram novamente que este ainda é um problema com o Android.

 

De acordo com os dados do Android Studio, citados pelo portal 9to5Google, o Android 10 ainda é uma das versões mais populares do sistema, apesar de já ter sido lançado o Android 11 e 12 no entretanto. O Android 10 encontra-se atualmente em 26.5% dos dispositivos Android no mercado, seguindo-se o Android 11 com 24.2%.

 

dados de uso do android

 

Estes dados são particularmente relevantes se tivermos em conta que já passaram cerca de 14 meses desde que o Android 11 foi lançado, e ainda mais do Android 10. Apesar de os dois sistemas ainda fazerem cerca de 50% dos dispositivos Android no mercado, isso deixa uma fatia bastante elevada que se encontra em versões mais antigas do sistema.

 

De notar também que, sobre o Android 12, o sistema ainda nem surge na listagem mais recente, o que indica que o seu uso no mercado é bastante reduzido ao ponto de nem entrar na listagem oficial da Google.

 

Quanto aos restantes sistemas, ainda se encontram listados dispositivos até ao Android 4.1, com o seguinte uso:

  • Android 9 Pie - 18,2%
  • Android 8 Oreo - 13,7%
  • Android 7 Nougat - 6,3%
  • Android 6 Marshmallow - 5,1%
  • Android 5 Lollipop - 3,9%
  • Android 4.4 Kitkat - 1,4%
  • Android 4.1 Jelly Bean - 0,6%

 

É importante notar que a Google recomenda aos programadores que verifiquem os dados do Android Studio sobre o uso das diferentes versões do sistema operativo quando estiverem a desenvolver as suas apps, pelo que podemos dizer que estes valores são considerados “oficiais” da empresa.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech