A Apple tem vindo a integrar funcionalidades focadas em garantir mais privacidade para os utilizadores do sistema iOS, sobretudo na forma como as aplicações podem recolher os dados dos mesmos. No entanto, novos detalhes apontam que este sistema ainda possui largos passos a dar para realmente ser capaz de proteger a privacidade.
De acordo com o portal Financial Times, o sistema de App Tracking Transparency da Apple ainda se encontra longe de ser capaz de fornecer total privacidade aos utilizadores. Apesar de ser uma melhoria face ao que existia até ao mesmo ser revelado, ainda existem pontos onde este não consegue ser suficiente para proteger a privacidade.
O sistema impede que as aplicações possam recolher e vender dados relacionados com a sua atividade nas diferentes aplicações, mas não impede que os programadores dessas apps possam recolher informação sobre os utilizadores de todo.
Segundo as regras da Apple, os utilizadores que neguem a partilha de dados nas aplicações, devem ser colocados de forma anónima em grupos genéricos, que podem basear-se em determinados temas mas não vão identificar cada utilizador com um ID especifico usado para publicidade personalizada.
No entanto, alguns programadores ainda continuam a recolher dados mesmo que os utilizadores neguem essa atividade, sobre a alegação que os mesmos serão colocados em grupos e anónimos – dentro das regras da Apple. Alguns programadores ainda podem usar os dados recolhidos para criar estimativas sobre publicidade direcionada para os utilizadores, e alguma informação ainda é capaz de passar para os mesmos – como é o caso de IPs ou localização aproximada.
Várias plataformas, onde se inclui o Snapchat e Facebook, estão a planear alterar os seus modelos de publicidade direcionada para alegarem que são colocados sobre grupos temáticos e de forma anónima, estando assim dentro da possibilidade de ainda fornecerem alguma forma de publicidade direcionada, sem desrespeitarem as regras da Apple.
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