1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Rede das operadoras torre

 

Os utilizadores do Android poderão brevemente conseguir desativar completamente o acesso a redes 2G a partir dos seus smartphones, o que deverá evitar que os mesmos sejam alvo de ataques conhecidos como “stingray”.

 

Este género de ataques começa quando os atacantes criam uma falsa “torre das operadoras”, que simula o sinal de rede 2G para os dispositivos, e permite que qualquer equipamento na proximidade consiga ligar-se à mesma. Através deste método, os atacantes podem obter acesso a vária informação dos dispositivos, e como se encontram no meio da ligação entre o utilizador e operadora, podem também recolher qualquer dado que seja enviado dos dispositivos.

 

A maioria dos problemas foram corrigidos com a introdução do 4G e até mesmo do 3G, por isso é que o ataque possui uma maior possibilidade de sucesso quando é realizado pelas vias das redes 2G. Até agora, o Android permitia apenas selecionar qual as redes que o utilizador poderia preferir, mas isso não impedia o sistema de se ligar a outras gerações.

 

No entanto, recentemente a Google lançou uma nova atualização para o Android que finalmente corrige esse problema, dando a possibilidade dos utilizadores de desativar as redes 2G dos dispositivos. Esta opção impede totalmente a ligação a essas redes, até mesmo se estiverem dentro do alcance – de notar que, em chamadas de emergência, a rede ainda estará acessível.

 

opção no Android 12

 

Por agora a funcionalidade apenas se encontra disponível para o Android 12, mas espera-se que venha a surgir em futuras atualizações para outras versões do Android – ou até mesmo como uma opção adicionada a partir do Google Play Services.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech