No passado dia 13 de Janeiro de 2022, vários utilizadores do Firefox terão sido surpreendidos com a falta de acesso a vários sites pela Internet, o que acontecia apenas durante o uso do Firefox.
Rapidamente se veio a confirmar que a falha estaria relacionada com o navegador da Mozilla, numa atualização realizada de forma recente sobre o mesmo. No entanto, agora a empresa veio deixar mais detalhes sobre o que realmente aconteceu nesse dia.
De acordo com a mensagem publicada no blog da Mozilla Hacks, a empresa confirma que no início de Janeiro terá verificado um crescente número de relatos de problemas no acesso a sites, por parte de utilizadores do Firefox. No entanto, na altura, não existia muita informação concreta sobre o que estaria na origem desses problemas.
A Mozilla suspeitava que poderia estar relacionado com alguma configuração “invisível” que pudesse ter sido alterada no navegador, visto que todas as recentes mudanças que tinham sido feitas no mesmo em datas prévias não tinham impacto sobre a funcionalidade de navegação.
No entanto, durante a análise do problema, a equipa da Mozilla verificou que os dados de Telemetria do Firefox estariam a ser enviados sobre ligações HTTP/3, o que não seria normal de ocorrer. Quando a Mozilla desativou o HTTP/3, as ligações restabeleceram a normalidade.
Por padrão o Firefox não se encontra ativo com estas ligações, mas parece que em algum momento as mesmas foram ativadas de forma automática.
Em base, o problema estaria na forma como um dos componentes do Firefox, responsável por realizar as ligações do navegador, estaria a processar os pedidos HTTP/3. Este componente estaria a processar os pedidos de ligação incorretamente, que com o tempo iria acumulando para afetar também os pedidos regulares de ligações restantes do navegador.
O esclarecimento técnico pode ser verificado no blog da empresa, no entanto, certamente que a entidade aprendeu com a lição, tendo implementado medidas para prevenir que tal volte a acontecer no futuro.
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