1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Discord hacker e tor

 

O Discord tem estado, nos últimos dias, sobre forte destaque em Portugal pelas piores razões, tendo em conta recentes eventos onde um jovem terá usado a plataforma para comunicar as intenções de realizar um atentado terrorista.

 

Ao longo dos dias, mais informações vão sendo conhecidas sobre o caso, sendo que uma das descobertas terá sido que o jovem usou a plataforma do Discord para comunicar com um conhecido nos EUA – conhecido esse que terá entrado em contacto com o FBI após algumas trocas de mensagens.

 

Isto tem vindo a abrir uma porta para vários meios de comunicação social começaram a noticiar sobre a plataforma do Discord, de tal ponto que atualmente existe ainda mais desinformação sobre a mesma.

Apesar de utilizadores regulares do Discord conseguirem rapidamente identificar o que se encontra certo do errado, as notícias que vão surgindo também podem levar quem não tenha tais conhecimentos a interpretar incorretamente esta plataforma – sobretudo pais ou educadores que podem, sobre as notícias recentes, ficar com uma ideia incorreta sobre o que realmente é o Discord e para que serve.

 

Para começar, o Discord não é uma plataforma nova. Basicamente trata-se de um meio de contacto entre amigos e conhecidos, mas que também permite criar pequenas comunidades para a troca de mensagens e ideias sobre os mais variados temas.

 

Os utilizadores podem comunicar seja de forma direta entre si – através de mensagens diretas – ou por intermédio de salas de chat, que podem surgir no formato de texto, voz ou vídeo. A plataforma ganhou grande popularidade junto da comunidade de “gamers”, mas é também usada para vários outros fins – e até mesmo empresas começaram a usar o serviço para algumas comunicações.

 

Discord conversas

 

Ao contrário do que tem vindo a ser divulgado, o Discord não é, por si só, uma plataforma maliciosa ou de conteúdos abusivos. Trata-se de uma plataforma aberta, onde qualquer um pode aderir, usar e criar as suas próprias comunidades.

 

Tratando-se de uma plataforma aberta, e como acontece em qualquer outro lugar deste formato na Internet, isso não quer dizer que todos os conteúdos que possam ser partilhados sobre o serviço sejam propriamente aceitáveis.

Certamente que existem comunidades que, na margem das regras, podem ser usadas para fins maliciosos – seja de desinformação, ataques, entre outros. No entanto, este género de comunidades tende a ser rapidamente identificada e eliminada, visto que não é algo aceite pelos termos do Discord.

 

Ao contrário de serviços como o WhatsApp ou Telegram, onde as mensagens enviadas encontram-se inteiramente encriptadas, o Discord não se foca diretamente em privacidade. Ou seja, os conteúdos enviados são – além de muitas vezes serem públicos – não encriptados por padrão. Isto facilita consideravelmente a monitorização desses mesmos conteúdos, e abre também portas para que as autoridades possam rapidamente identificar casos mais graves.

 

hacker telegram whatsapp

 

No entanto, é errado passar a imagem de que o Discord é uma plataforma tida para fins maliciosos ou, aproveitando os acontecimentos recentes, divulgar informação que confunde quem a possa ler.

Essa desinformação pode levar a indicações incorretas e, em casos mais graves, a problemas sérios sobre quem desconheça o verdadeiro uso do serviço.

 

Por uma plataforma existir em formato aberto, ou ter sido usada para uma situação que pode ser considerada, infelizmente, grave e prejudicial, isso não indica que a mesma seja totalmente maliciosa ou não possa ser usada para outros fins igualmente legítimos.

 

Plataformas com o YouTube, Facebook, Twitter, Telegram, WhatsApp, entre outras foram várias vezes usadas para este género de atividades na margem das suas regras e termos de serviço. No entanto, não são plataformas que se focam nesses conteúdos, nem que os propagam abertamente.

 

O mesmo se aplica sobre a Deep Web e rede Tor, que também tem vindo a ser alvo de foco face aos recentes acontecimentos. Apesar de, devido ao seu anonimato, esta plataforma ser usada para algumas atividades que podem ser consideradas à margem da lei, isso não quer dizer que o serviço em si seja usado única e exclusivamente para essa finalidade.

 

Por vezes é necessário rever atentamente a informação que é partilhada sobre um serviço, já que o simples facto de o associar a um tema recente pode levar a desinformação sobre o que realmente deveria ser informado.

Uma faca também pode ser usada para matar embora o objetivo deste tipo de ferramenta não seja essa portanto "culpar" uma plataforma que qualquer ser humano pode usar (independentemente da sua pancada) é no mínimo duma idiotice atroz...





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech