A Apple encontra-se finalmente a implementar na App Store uma nova regra, que tinha sido prometida aos tribunais em Outubro do ano passado. A regra foca-se nas aplicações conhecidas como sendo de "leitura”, mas ao contrário do que o nome parece indicar, abrange um vasto conjunto de apps diferentes.
No passado, a App Store não permitia que as aplicações na sua loja pudessem realizar a ligação direta para os websites das entidades. Isto era, presumivelmente, para impedir que os programadores pudessem usar sistemas de pagamento alternativos aos da App Store – e onde a Apple fica com uma comissão de 30% em todos os pagamentos.
No entanto, recentemente sobre o caso da Epic Games vs Apple, a empresa foi forçada a começar a permitir que páginas deste formato fossem abertas na app – o que inclui páginas de perfis e controlo de subscrições. Esta medida iria diretamente afetar apps como o Netflix, Amazon, Spotify, entre outras, ao permitir que as mesmas pudessem apresentar aos utilizadores páginas sobre as suas subscrições e meios de pagamento alternativos à App Store.
No entanto, a Apple ainda pretende manter algum controlo até mesmo tendo sido forçada pelas autoridades a permitir tal ação. Para começar, as aplicações ainda necessitam de requerer permissões da Apple para poderem apresentar este género de páginas “in app”, e as mesmas devem fornecer alguma forma de indicação quando o utilizador aceda a estas, alertando para o risco de fornecer os dados através das mesmas.
Além disso, a página em questão deve abrir diretamente no navegador do utilizador, e não usando a API do webview para abrir diretamente na app. No final, a empresa ainda pretende manter algum controlo sobre o que pode ser apresentado, ao mesmo tempo que ainda tenta evitar que os utilizadores finais usem a funcionalidade.
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