1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Android bloqueado e seguro

 

O Android 13 já se encontra disponível na sua primeira versão beta, e com esta surgem também algumas das primeiras novidades. Como se sabe, a Google vai apostar em força em melhorar a segurança do sistema, e uma das primeiras funcionalidades para tal será a limitação do acesso à API de acessibilidade do sistema.

 

A API de acessibilidade é muitas vezes explorada por apps maliciosas para tomarem controlo dos dispositivos, uma vez que a mesma permite obter permissões elevadas de controlo das ações do Android.

Estas permissões dão controlo praticamente de todas as funcionalidades do dispositivo, incluindo em segundo plano. Como tal, são o alvo perfeito para malware tentar explorar ao máximo.

 

No entanto, com o Android 13, a Google realizou algumas alterações sobre quais as apps permitidas para usar esta funcionalidade. Para começar, apenas as aplicações que tenham sido instaladas pela Play Store poderão usar a API de acessibilidade diretamente.

Desta forma, apps que podem ser consideradas maliciosas e instaladas fora da Play Store não vão poder usar a API, sendo rejeitada diretamente.

 

mensagem do Android 13 a rejeitar api de acessibilidade

 

No entanto, os utilizadores ainda poderão manualmente permitir que apps populares da Play Store usem a API, embora ainda seja necessário manualmente confirmar que se pretende ativar o serviço de acessibilidade para as mesmas.

A mensagem de alerta ao ativar a funcionalidade também foi alterada, apresentando agora em mais destaque o facto que a mesma apenas deve ser ativada por apps seguras e reconhecidas, sendo que a API vai dar controlo de todo o sistema.

 

No final, a empresa espera que estas alterações possam evitar que os utilizadores ativem indevidamente apps maliciosas com o serviço de acessibilidade.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech