Recentemente ficou aprovado na União Europeia a nova legislação que pretende tornar o USB-C o padrão de ligação único para todos os dispositivos eletrónicos no mercado. E parece que cada vez mais países estão a tentar seguir essa mesma ideia.
O mais recente pode ser o Brasil, que recentemente aponto a possibilidade de vir a criar novas regras relativamente a um padrão para o sistema de carregamento em dispositivos eletrónicos. A Anatel, entidade responsável pela gestão de telecomunicações no Brasil, revelou que vai iniciar uma consulta pública relativamente à possibilidade de criar um padrão para o carregamento, usando o USB-C.
Com esta medida, todos os fabricantes que vendem smartphones no mercado da América do Sul iriam passar a necessitar de integrar o USB-C como sistema de carregamento padrão nos seus dispositivos. Apesar de esta medida não vir a afetar muitos fabricantes de smartphones atualmente, uma das principais lesadas poderá ser a Apple, que ainda usa entradas Lightning em todos os seus iPhones.
De notar que a análise ainda se encontra numa fase inicial, portanto necessita de ser votada pelo governo loca antes de se tornar efetiva. No entanto, a confirmar-se, esta poderá vir a ter de ser implementada até 1 de Julho de 2024.
A Anatel afirma que esta medida irá ajudar a reduzir o lixo eletrónico, bem como ajudaria os consumidores em geral a terem apenas um meio de carregarem os seus equipamentos.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!