1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

Steam Deck consola

 

A Steam Deck é um dos produtos mais aguardados do ano, sendo que a limitação de unidades enviadas para o mercado ainda deixa muita gente à espera de ter a sua unidade. No entanto, foi recentemente descoberto que alguns consumidores podem estar a receber os dispositivos com hardware abaixo do que era esperado, mais concretamente relativamente ao disco SSD.

 

A Valve disponibiliza a Steam Deck em três configurações: com 64 GB eMMC numa configuração de PCIe Gen2 x1 ou com discos de 256GB/512GB NVMe SSD através de PCIe Gen3 x4.

 

No entanto, parece que a Valve recentemente realizou algumas mudanças para os modelos que possuem os discos de maior capacidade, reduzindo a interface usada pelos mesmos para x2.

 

De acordo com o portal HardwareLuxx, a alteração terá ocorrido em meados de Maio, sendo que foi discretamente modificada nas configurações oficiais da Steam Deck no site da Valve, mas sem qualquer comunicação para os utilizadores finais.

 

alterações no site da valve

 

Ou seja, as versões da Steam Deck mais recentes, e que tenham os discos de maior capacidade, utilizam agora a interface PCIe Gen3 x2 inves de x4. Isto possui uma drástica alteração também na velocidade de transferência de dados teórica, já que a interface de Gen3 x4 é capaz de debitar até 4 Gb/s, enquanto a x2 atinge os 2GB/s.

 

A empresa refere, no entanto, que não regista alterações sobre perdas de desempenho com a mudança da interface. É importante notar que a velocidade máxima que a ligação pode atingir será apenas teórica, e ainda existem outros fatores a ter em conta que podem ter impacto na velocidade final da transmissão dos dados.

 

Para os utilizadores finais, possivelmente esta mudança não deverá ter qualquer impacto significativo, independentemente da interface que esteja a ser usada.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech