1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Fundo do oceano

 

O planeta Terra é constituído maioritariamente por oceanos, mas apesar disso, apenas uma pequena parte dos mesmos está cientificamente estudada. O estudo do oceano é um processo complicado, e que exige bastantes recursos, mas agora dá mais um passo nesse sentido.

 

Graças à iniciativa “Seabed 2023”, que se baseia maioritariamente em recolhas de dados a partir de voluntários, os cientistas agora conhecem exatamente 23.4% do fundo dos oceanos na Terra.

O projeto Seabed 2030 possui como objetivo mapear o fundo dos oceanos por completo até finais de 2030, o que os investigadores afirmam ser possível de ser realizado graças aos avanços da tecnologia nos últimos anos. Os dados são recolhidos para o projeto por fortes voluntárias, bem como governos, instituições e empresas em geral que pretendam facultar os dados para investigação.

 

Os cientistas acreditam que, com as informações recolhidas, poderão mais facilmente compreender as mudanças no clima, bem como criar esforços para preservar os oceanos para o futuro. O mapeamento do fundo dos oceanos também pode ajudar a identificar situações de tsunamis e outros desastres naturais mais eficazmente.

 

De acordo com a BBC, muita da informação recolhida pelo projeto já estaria disponível, mas ainda existe muita empresa que se encontra reticente em facultar os seus dados para estudo, o que atrasa a ideia em geral. De notar que todos os dados recolhidos pelo projeto são colocados publicamente acessível a partir do site da GEBCO.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech