1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Ransomware

 

O ransomware continua a ser uma das principais formas de ataque para os dias de hoje, não apenas por ser consideravelmente destrutivo, mas também por ter o potencial para elevados ganhos para os atacantes.

 

E de acordo com um recente estudo realizado pela Kaspersky, existem alguns padrões que são comuns a todos os grupos de ransomware que se encontram atualmente ativos. Estes padrões podem ser usados para o combate a este género de ataques de forma mais eficiente.

 

A entidade analisou alguns dos padrões de ataque de grupos como o Conti/Ryuk, Pysa, Clop (TA505), Hive, Lockbit 2.0, RagnarLocker, BlackByte e BlackCat. Segundo a empresa, estes grupos são atualmente dos mais ativos no mercado, com ataques a grandes nomes de diversas indústrias, mas são também os que possuem padrões mais comuns entre si entre todos os ataques realizados.

 

Segundo o estudo, a maioria dos ataques são realizados tendo como porta inicial a exploração de falhas em serviços remotos, a partir dos quais são depois obtidos acessos mais elevados para prosseguir com o mesmo. Apenas uma pequena percentagem dos ataques possui de origem mensagens de phishing diretamente – um meio comum que muitos ainda acreditam ser a porta de entrada para os mesmos.

 

Obviamente, o objetivo final será levar à encriptação e roubo de dados, mas no processo existem padrões que são praticamente comuns a todos os grupos, e que podem agora ajudar os investigadores a terem uma forma de conseguir detetar e travar estes ataques a tempo.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech