1. TugaTech » Software » Noticias de Software

Siga-nos

WordPress

 

Se possui um website baseado em WordPress, manter todos os conteúdos do mesmo atualizados é uma das práticas mais apropriadas para garantir também a sua segurança. E recentemente uma campanha tem tirado proveito de sites que não realizam esta tarefa regularmente.

 

De acordo com a empresa de segurança Securi, existe uma nova campanha ativa contra sites Wordpress desatualizados, que tenta enganar as vítimas com falsos alertas de proteção DDoS da Cloudflare.

O ataque começa quando os visitantes do site recebem um alerta alegando ser da Cloudflare e do seu sistema de proteção DDoS. Este alerta leva os utilizadores a descarregar um ficheiro para os seus sistemas, concretamente um ficheiro de imagem de um disco. Este ficheiro é fornecido sobre o pretexto que o utilizador necessita de instalar um programa de segurança adicional no seu sistema para garantir a segurança do acesso.

 

O ficheiro, que se encontra sobre o nome de “security_install.iso”, nada mais é do que um ficheiro de imagem que contem malware, e que se o utilizador abrir no seu sistema, irá montar sobre uma drive virtual os conteúdos, abrindo portas para o ataque.

Se as vítimas instalarem o conteúdo requerido, ou abrirem o ficheiro de imagem, estarão a infetar o seu sistema com malware focado para roubar dados de acesso guardados nos navegadores e outras informações financeiras do sistema.

 

Todo o ataque começa a partir do momento que as vítimas acedem a um site infetado, que será sites baseados em WordPress que não foram atualizados ou que possuem falhas de segurança ativas.

Como tal, a recomendação será que os gestores de sites verifiquem se todos os seus ficheiros de temas e plugins se encontram atualizados e sem código malicioso integrado nos mesmos – ou que tenham sido modificados recentemente sem razão aparente.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech