O TikTok tem vindo a fazer um esforço para combater a desinformação sobre a sua plataforma, mas recentes indicações apontam que ainda existe um longo caminho a percorrer até que isso seja realmente algo visível.
De acordo com um estudo realizado pela entidade NewsGuard, cerca de 20% das pesquisas realizadas sobre a plataforma levam a conteúdos que podem ser considerados como desinformação, sobretudo em temas que se encontrem “quentes” no mercado.
O estudo teve como análise as pesquisas feitas dentro do TikTok, que são onde possivelmente os conteúdos estão menos moderados – mas também um dos primeiros locais por onde quem esteja à procura de um tema vai usar para aceder a conteúdos associados ao mesmo.
Segundo os investigadores, cerca de 20% dos resultados apresentados sobre temas como a COVID, guerra, entre outros, apresentam conteúdos associados com desinformação ou enganadores.
Em resposta a este estudo, a rede social apenas afirma que não permite na sua plataforma conteúdos de desinformação, e que os conteúdos identificados como tal são prontamente removidos.
De notar que o TikTok tem vindo a reforçar as suas medidas de combate à desinformação, sendo eu os dados mais recentes apontam que a empresa removeu quase 350.000 vídeos associados com desinformação das eleições presidenciais de 2020.
A plataforma usa uma combinação de IA com moderação humana para avaliar os conteúdos que sejam potencialmente enganadores – sendo que o alerta da comunidade sobre os conteúdos em violação dos termos do TikTok também são usados para ajudar neste caso.
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