1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

astronauta no espaço

 

Existem vários esquemas pela internet que tentam enganar as vítimas mais desatentas, levando-as muitas vezes a gastarem centenas ou mesmo milhares de euros para os mais variados fins. No entanto, não é todos os dias que ocorre um esquema em que os atacantes tentam enganar as vítimas ao dizerem que são... astronautas.

 

No entanto foi exatamente isso que aconteceu com uma mulher no Japão, a qual terá pago 30.000 dólares no processo. O esquema começou quando a vítima entrou em contacto com um suposto astronauta, via Instagram, que dizia ser da Rússia e que se encontrava a bordo da ISS.

 

Segundo fontes locais, a mulher terá mantido o contacto com o suposto astronauta durante várias semanas, com mensagens românticas trocadas no processo, até que este lhe pediu para pagar o bilhete para regressar à Terra. Supostamente, este encontrava-se a bordo da ISS, e terá lançado o esquema de que se encontrava sem dinheiro para poder regressar à Terra, sendo que pediu à mulher os 30.000 dólares necessários para a tarefa.

 

Este tentou ainda cativar a relação ao dizer que iria casar com a mulher quando regressa-se à Terra, e que se mudaria para o Japão. Com isto, entre 19 de Agosto e 5 de Setembro, a mulher terá enviado cinco transferências bancárias para o suposto astronauta, na ideia que o dinheiro iria ser usado para pagar o bilhete de regresso a casa.

A mesma apenas terá contactado as autoridades depois de o homem ter continuado a pedir dinheiro para a suposta viagem.

 

Durante toda a conversa, que terá durado meses, o suposto astronauta enviava constantemente mensagens e imagens do local onde se encontrava, a sua maioria imagens retiradas diretamente do Google.

 

É importante relembrar que, apesar deste género de esquemas parecer surreal para muitos, e algo que rapidamente se identificaria como malicioso, existem utilizadores que podem não ter tanto conhecimento para identificar o mesmo. Estas são exatamente as vítimas que os atacantes procuram para tentar enganar, as que estão abertas a aceitarem qualquer ideia como válida ou as mais vulneráveis, o que permite abrir também o plano para largos ataques e roubos.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech