1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Câmara com 3.2 gigapixels

 

Os engenheiros do SLAC National Accelerator Laboratory, na Califórnia, encontram-se a realizar um dos maiores projetos de mapeamento do céu que alguma fez foi realizado. Os investigadores vão usar uma câmara com 3.2 gigapixels (sim, giga), para capturar o céu noturno do Planeta durante dez anos.

 

Apelidado de Vera C. Rubin, este telescópio conta com nada mais, nada menos do que 3200 MP a constituírem o "sensor", destinados a capturarem o céu durante o período de dez anos. Os investigadores apontam que o sistema é capaz de capturar cerca de 20TB de dados por noite.

 

O objetivo passa por criar um panorama o mais detalhado possível do céu na Terra, que possa ser usado para investigações cientificas e para o futuro. Durante o seu período de captura, estima-se que o sensor terá a capacidade de realizar a captura de 20 mil milhões de galáxias e 17 mil milhões de estrelas distantes na Via Láctea.

 

O desenvolvimento da lente e do sensor encontra-se atualmente a ser realizado na Califórnia, mas a mesma será transportada durante o próximo ano para o Chile, onde vai permanecer a capturar a imagem do céu. Espera-se que as primeiras imagens de teste sejam capturadas durante a segunda metade de 2023, com o pleno funcionamento previsto para 2024.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech