1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Sistema de Linux com logo do pinguin na frente

 

Em meados de 2012, a Microsoft lançou o sistema de ficheiros exFAT, como uma alternativa de 64 bits para o antigo FAT32. Este sistema foi inicialmente lançado para o Windows, mas cerca de sete anos mais tarde, em 2019, a empresa viria a confirmar que o mesmo iria ser aberto também para o ecossistema de Linux.

 

E agora, parece que o sistema de ficheiros volta a receber grandes novidades para quem use este sistema de ficheiros junto do Linux. Com o novo kernel de Linux 6.2, o exFAT veio receber várias melhorias de desempenho – uma grande parte disso devido às melhorias implementadas pela Sony.

 

Yuezhang Mo, um engenheiro da Sony, veio confirmar que uma alteração sobre o sistema de ficheiros pode melhorar consideravelmente o desempenho do mesmo dentro do ecossistema de Linux. Essa medida foi implementada nas mais recentes versões do kernel de Linux, de forma que todos possam beneficiar.

 

As melhorias de desempenho podem atingir, em alguns cenários, mais de 57% face ao que se encontrava anteriormente. No entanto, em média este valor encontra-se mais próximo dos 35% de melhorias.

Independentemente disso, as melhorias de desempenho podem ser bastante importantes para quem use este sistema de ficheiros entre diferentes sistemas – uma vez que é compatível tanto como Windows como Linux, muitos utilizadores optam por usar o mesmo em ambientes de dispositivos portáteis.

 

Curiosamente, esta não é a primeira vez que a Sony realiza melhorias sobre o sistema de ficheiros exFAT. Em Janeiro deste ano, a empresa também tinha revelado que algumas mudanças sobre o exFAT poderiam levar a melhorias de desempenho de quase 85% em certas situações.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech