A entidade Águas e Energia do Porto foi o mais recente alvo do grupo de ransomware Lockbit, tendo sido recentemente alvo de um ataque informático onde dados internos da empresa aparentam ter sido roubados.
O ataque tinha sido confirmado pela entidade no passado dia 30 de Janeiro, onde esta indicou que alguns dos seus sistemas teriam sido comprometidos. No entanto, na altura, a entidade não deixou detalhes concretos sobre as consequências do ataque, tendo apenas referido que o mesmo não afetou o funcionamento dos serviços essenciais de abastecimento público de água e saneamento.
A empresa indicou ainda que estaria a trabalhar com as autoridades para investigar o ataque. No entanto, agora o grupo Lockbit publicou no seu site que terá sido o autor do ataque, estando a prever disponibilizar os ficheiros roubados em aproximadamente 16 dias.
Até ao momento não se conhecem detalhes sobre os ficheiros que terão sido roubados no ataque, embora estes possam vir a ficar acessíveis dentro do período estipulado pelo grupo.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!