1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

hacker sobre uma rede sem fios

 

As redes sem fios como as conhecemos podem estar abertas a um novo formato de ataque, que afeta diretamente a raiz de como este protocolo de comunicações se encontra criado.

 

Um grupo de investigadores revelou ter recentemente descoberto uma falha sobre o design do protocolo IEEE 802.11, usado em redes wi-fi tradicionais. Esta falha pode permitir que atacantes possam enganar os routers para fornecerem pacotes com os dados em texto plano – sem encriptação.

 

As redes Wi-fi funcionam sobre uma espécie de pacotes, que possuem diversa informação associada com a rede, os dispositivos e outros detalhes, além dos dados que estão a ser transmitidos. Estes pacotes são alinhados de forma ordenada, para chegarem aos dispositivos pelas redes sem fios e evitando ao máximo colisões com outros pacotes – de outras redes sem fios, dispositivos, etc.

 

No entanto, os investigadores Domien Schepers e Aanjhan Ranganathan, da Universidade de Northeastern, juntamente com o investigador Mathy Vanhoef da DistriNet KU Leuven, revelaram terem recentemente descoberto uma falha sobre a forma como estes pacotes são distribuídos na rede, que essencialmente será uma falha sobre como o protocolo de comunicações sem fios se encontra criado.

 

O protocolo IEEE 802.11 possui funcionalidades de poupança de energia, que ajudam os dispositivos a poupar energia durante o uso. É exatamente através destas funcionalidades de poupança de energia que a falha se encontra, e onde um atacante, com o conhecimento certo, pode aproveitar-se da falha para roubar pacotes da rede, que são fornecidos sem encriptação ou com uma chave de encriptação que o próprio atacante pode controlar.

 

Uma das primeiras empresas a reconhecer oficialmente a falha foi a Cisco, que apesar de confirmar a mesma, também indica que a capacidade de este ser usado para afetar a segurança de uma rede sem fios é bastante pequena.

Segundo a empresa, a informação a que o atacante poderá ter acesso explorando esta falha será bastante reduzida, e não o suficiente para que seja possível explorar com sucesso a segurança de uma rede sem fios.

 

Até ao momento, desconhecem-se casos onde esta falha tenha sido usada para ataques ou tenha sido explorada de todo.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech