1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Bandeira dos EUA sobre capitólio

 

Uma imagem partilhada por uma conta verificada do Twitter tornou-se viral durante o dia de hoje, tendo afetado mesmo alguns mercados de forma ligeira. A imagem foi partilhada por uma conta verificada, no Twitter.

 

A imagem continha uma descrição de uma aparente explosão que teria acontecido junto do Pentágono, nos EUA. A conjugação de todos estes pontos foi o suficiente para, rapidamente, a imagem começar a ser partilhada em massa dentro da plataforma – mesmo que fosse totalmente falsa.

 

A imagem em questão foi partilhada por um utilizador verificado dentro da plataforma, e afirmava que se teria verificado uma explosão junto do Pentágono. Tendo em conta que o conteúdo foi partilhado sob uma conta verificada, e continha uma imagem a sugerir o caso, rapidamente esta espalhou-se por várias outras contas na plataforma, incluindo algumas que estariam a replicar agências de notícias reconhecidas.

 

A imagem terá sido criada usando Inteligência Artificial, que são visíveis no próprio conteúdo. No entanto, a maioria dos utilizadores não analisa esses detalhes quando verifica a imagem – e apenas se baseia no conceito geral. A conta verificada, replicando uma agência de notícias fidedigna e contendo uma aparente imagem realista são o suficiente para enganar milhares.

 

Este conteúdo terá sido propagado em massa nas horas seguintes dentro do Twitter, levando mesmo a conta oficial da Pentagon Force Protection Agency a emitir um comunicado – juntamente com outras entidades norte-americanas – de que o conteúdo seria falso. Curiosamente, a conta da Pentagon Force Protection Agency no Twitter não se encontra verificada no momento do incidente, apesar de ser uma instituição associada com o departamento de defesa dos EUA.

 

O incidente levou mesmo o Twitter a suspender temporariamente a subscrição de novas contas no Twitter Blue, que estariam alegadamente a ser criadas tirando proveito da imagem falsa e da sua popularidade.

 

A conta original responsável pela partilha da imagem foi, entretanto, suspensa do Twitter.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech