1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Logo do Windows 3.1 inicial

 

Hoje em dia, o Windows é um dos sistemas operativos mais populares no mercado, mas antes de se tornar o que conhecemos, teve de passar por toda uma história de desenvolvimento – nem sempre das melhores.

 

Mas hoje, uma das primeiras versões do sistema operativo da Microsoft encontra-se de parabéns. O Windows 3.1 celebra o seu 30 aniversário, tendo também marcado a visão da Microsoft para o futuro do que viria a ser o “Windows”.

 

Foi em 27 de Julho de 1993 que a Microsoft oficialmente lançou o Windows 3.1, a nova versão do sistema operativo baseada em MS-DOS, mas construída para ser simples de usar por qualquer utilizador, com ferramentas e aplicações úteis para o dia a dia.

 

Na altura, o Windows 3.1 foi visto pela empresa como uma forma de chegar ao mercado em massa, tanto que foi lançada a versão tradicional, mas também uma versão focada para servidores, com o Windows NT 3.1 Advanced Server – embora na altura a ideia de servidor era bastante diferente do que se encontra atualmente na “internet”.

 

Windows 3.1 sistema operativo em funcionamento

 

Para correr o Windows 3.1, os utilizadores necessitavam de um computador com um processador Intel x86, de pelo menos 25 MHz de clock, 12 MB de memoria RAM e 75 MB de espaço em disco. Era ainda necessária uma placa gráfica VGA para conseguir apresentar a interface.

Na altura, estes requisitos eram bastante elevados, mas também era uma época em que nem todos teriam acesso a computadores – como acontece nos dias de hoje. Isto pode também ter sido um dos motivos pelos quais o sistema não obteve vendas elevadas no mercado.

 

No entanto, este veio a marcar o futuro para a Microsoft, que rapidamente começou a desenvolver o que mais tarde iria ser conhecido como “Windows 95”,  e onde foram criadas verdadeiras mudanças a pensar no computador como um objeto pessoal para todos.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech