1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados

Siga-nos

Computadores sobre uma mesa com rato

 

Portugal tem vindo a investir consideravelmente em melhorias das suas infraestruturas digitais e modernização de várias áreas administrativas, e recentemente, ficou aprovado em Conselho de ministros a compra de quase 29 mil equipamentos informáticos.

 

De acordo com a informação divulgada nos documentos oficiais do governo, vão ser adquiridos cerca de 29 mil computadores, que serão focados para uso nas assembleias de voto. Esta compra implica um investimento de quase 23.200.000 euros, sendo que se foca em levar à desmaterialização dos cadernos eleitorais para as próximas eleições em 2024.

 

Com esta compra, a Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna poderá vir a ter a capacidade de dotar mais de 13.500 assembleias de voto em Portugal com novos sistemas informáticos focados para a gestão destas tarefas.

 

De relembrar que as próximas eleições a serem realizadas serão as eleições europeias de 2024, a 9 de Junho. Acredita-se que o investimento vai permitir a votação para o Parlamento Europeu sem cadernos eleitorais físicos.

 

A ideia será tornar o processo consideravelmente mais atualizado e simples, com o registo dos votos a ser também realizado consideravelmente mais rápido. A este investimento junta-se ainda a preparação de cursos de formação online e gratuitos para os cerca de 67.500 membros das mesas que normalmente apoiam as eleições a nível nacional.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech