1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Intel logo da empresa em fundo colorido de linhas

 

A Comissão Europeia aplicou uma multa de 376 milhões de euros à Intel, por a empresa prejudicar os rivais no mercado ao aplicar restrições entre 2002 e 2007. Esta coima surge depois de uma longa batalha judicial, que se encontrava nos tribunais desde meados de 2009.

 

Na altura, a Intel tinha sido multada em 1.13 mil milhões de dólares pela Comissão Europeia, alegadamente por abuso de posição no mercado. O caso tem vindo a ser analisado desde então, depois da disputa da empresa.

Em causa encontrava-se o facto de algumas das ações da Intel no mercado terem prejudicado alguns dos rivais no mercado dos processadores, com foco sobretudo para a rival AMD.

 

A acusação considera que a Intel terá aplicado medidas para limitar ou adiar alguns produtos que usavam processadores da AMD. Num dos exemplos encontra-se referido que a Intel terá oferecido dinheiro à HP para não vender sistemas baseados em processadores AMD, para pequenas e médias empresas, através dos seus meios oficiais entre 2002 e 2005.

 

A Intel também pagou à Acer para que esta adiasse o lançamento de um portátil AMD no final de 2003. A Lenovo também surge na lista, onde terá recebido dinheiro da Intel para adiar o lançamento de um portátil com processadores AMD por seis meses.

 

Com isto, a acusação considera que a Intel aplicou medidas para limitar consideravelmente a capacidade de atuação dos rivais no mercado, aplicando restrições que viriam a prejudicar a AMD. Este processo terá durado durante cerca de cinco anos, sendo que a coima agora aplicada diz respeito a esse período.

 

A Intel não aparenta ter disputado a decisão, portanto a coima agora aplicada será final. No entanto, poderá não ser a única. Isto porque a Comissão Europeia encontra-se ainda a analisar a possibilidade de aplicar mais coimas por outras atividades realizadas pela empresa no mesmo período, e que também prejudicaram as rivais.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech