O Bing parece não estar a ter um dos melhores finais de semana. Depois de ter, durante o dia de hoje, indicado que a Austrália não existia, o motor de pesquisa da Microsoft agora aponta que a cidade de Leiria, em Portugal, também não existe.
Os utilizadores que pesquisarem no Bing pela questão “Leiria existe?” poderão verificar que o motor de pesquisa da Microsoft apresenta a resposta que “Não”, sendo baseada em duas fontes.
Ao mesmo tempo, o Copilot, que surge também na pesquisa, indica que realmente Leiria existe, fornecendo ainda mais informação. Obviamente, Leiria é uma cidade em Portugal, mas o Bing aparenta encontrar-se a recolher informação de sites pela internet, os quais indicam que a mesma não existe.
Porque isto acontece?
O mito de que Leiria não existe parte de uma piada decorrente de vários países, mas que ganhou força com a Internet. Por exemplo, na Alemanha, é vulgar de se dizer que a cidade de Bielefeld não existe, ou nos EUA a cidade de Wyoming. Em Portugal, esse “mito” parte para a cidade de Leiria.
O Bing encontra-se a recolher essa informação das fontes da pesquisa, e a apresentar o resultado como parte das funcionalidades do motor de pesquisa – de responder rapidamente a questões que sejam colocadas ao mesmo.
Neste caso em particular, pelo menos duas fontes analisadas indicam que Leiria não existe, que serão sites pela Internet a referir o mito, e o Bing aponta claramente a referência como sendo um “Não”.
O interessante será que, na mesma pesquisa, o Copilot, antigo Bing Chat, apresenta a informação sobre a cidade. O painel de conhecimento da pesquisa do Bing também apresenta informação sobre a cidade de Leiria.
Este pode ser também um claro exemplo de como se deve ter atenção à informação que é recolhida da internet, independentemente da sua origem.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!